6 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Forte chuva causa pontos de alagamentos em São Carlos

Forte chuva causa pontos de alagamentos em São Carlos

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizaram supervisão na região da Praça Itália e outros pontos do município

29/12/2020 18h01 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Forte chuva causa pontos de alagamentos em São Carlos

A forte chuva que caiu na tarde desta terça-feira (29), resultou no registro de alguns pontos de alagamentos e novos transtornos para a população em São Carlos (SP).

O pontilhão da Praça Itália novamente ficou embaixo d’água, e devido ao fato o trânsito de veículos em ambos os sentidos de direção em tal localidade necessitou ser interrompido e desviado, com o auxílio das equipes do Departamento de Trânsito Municipal. Enquanto ainda ocorria a chuva, nossa equipe de reportagem se deparou com duas equipes da Defesa Civil e posteriormente militares de uma viatura Auto Tanques (AT) do Corpo de Bombeiros, realizando a supervisão da referida área, onde além de registrados os alagamentos, já foram necessárias intervenções de equipes de busca e salvamento quando ao resgate de vítimas atingidas em meio aos desastres.

No CDHU da Vila Isabel a situação não foi diferente. A força da água rapidamente deixou a Rua da Paz bem como as áreas às margens da linha férrea submersas.

Motoristas também realizaram o registro de vias tomadas pelas águas da chuva no bairro Cidade Aracy, exigindo a interrupção do trânsito entre os veículos.

ENCHENTE – Em 27 de novembro, São Carlos (SP) foi atingida por uma forte chuva no final de tarde, que causou além de alagamentos, um rastro de destruição em vários pontos da cidade. Na ocasião, de acordo com o Diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero, a chuva convectiva durou 40 minutos, com 138mm de precipitação. Em torno de 22 carros foram arrastados, mais de 120 lojas foram tomadas pela água registrando perdas.

As imagens aterradoras ganharam destaque na mídia nacional, com direito a cobertura ao vivo pelo Programa Brasil Urgente, da emissora Bandeirante de Televisão, apresentado por José Luiz Datena. Os carros foram arrastados pela força da correnteza devido ao volume da água e deixaram as pessoas em pânico. O Corpo de Bombeiros resgatou em tal ocorrido, cerca de 150 pessoas, entre elas 4 gestantes, 3 pessoas com necessidades especiais e diversas crianças que estavam ilhadas por conta das chuvas nos pontos atingidos. Felizmente, não houve relatos de vítimas fatais.

A região da Baixada do Mercado Municipal foi a mais atingida. No entanto, outros pontos da cidade também registraram problemas de estruturas decorrentes aos alagamentos. O Parque do Bicão, no Boa Vista, ficou completamente submerso. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Prado, necessitou interromper os atendimentos por algumas horas, devido a alagamentos na edificação.

O prefeito reeleito Airton Garcia (PSL) usou as redes sociais para anunciar as medidas que tomará em relação aos fatos. “Além de batalhar por recursos (que até aqui nos foram negados) junto às esferas estadual e federal, vamos buscar investimentos em tecnologia que possam nos alertar para volumes de água como o de hoje, que nos dê tempo hábil para minimizar os danos nos principais pontos de alagamento”, disse o prefeito.

Airton também destacou que está buscando apoio de fora. “Já estou em linha direta com autoridades do governo estadual e amanhã receberemos a visita da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Tenho contado com o esforço e apoio do deputado federal Júnior Bozzella e só tenho a agradecer”.

APOIO – Em solidariedade à situação de calamidade causada pela forte chuva da tarde desta quinta-feira (26) em São Carlos, a Prefeitura de Ibaté enviou para a cidade, neste primeiro momento, dois caminhões basculantes e um caminhão pipa para auxiliar nas primeiras providências de limpeza pós-enchente, além de agentes de sua Guarda Civil Municipal, para ajudar com a segurança nos locais afetados.

O Prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), anunciou o envio de ajuda para São Carlos. “Araraquara está solidária pela grave situação vivida pelos moradores de São Carlos em virtude da forte chuva desta tarde.  Autorizei que equipes do Daae, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, integrantes da Defesa Civil e Agentes de Trânsito se mobilizem até a cidade vizinha com contingente humano e equipamentos de suporte.  Estamos enviando 7 caminhões caçamba, 1 caminhão munck, 2 caminhões Pipa, 1 viatura de trânsito, além de cones e fitas zebradas”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x