7 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Idosos acima de 90 começarão a ser vacinados na segunda-feira

Idosos acima de 90 começarão a ser vacinados na segunda-feira

Prefeitura estima que esse grupo seja formado por aproximadamente 1.300 pessoas

03/02/2021 07h07 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Idosos acima de 90 começarão a ser vacinados na segunda-feira Foto: Divulgação / Governo de São Paulo

São Carlos (SP) receberá hoje, 3, mais 4.200 da vacina do Instituto Butantan para continuar a imunização dos profissionais de saúde e iniciar a vacinação de aproximadamente 1.300 idosos acima de 90 anos. A nova etapa se iniciará na segunda-feira, 8.

A estimativa da Vigilância Epidemiológica de São Carlos é de que 1.360 idosos que estão nessa faixa etária deverão receber a primeira dose da Coronavac. O número está fundamentado na vacinação contra o vírus da gripe (Influenza) em 2020.

A supervisora da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Kátia Spiller afirmou ao Primeira Página, em 14 de janeiro, que a vacinação poderá ser feita pela equipe da Saúde da Família nas residências dos idosos e que a Prefeitura programa postos de drive-thru (no qual o idoso é vacinado dentro do carro) em locais como a FESC (Fundação Educacional São Carlos) e a universidade Unicep. Contudo, a programação ainda não está finalizada.

Dos 10 mil profissionais de saúde que atuam na cidade, a Prefeitura já vacinou, até a tarde de ontem (2), 3.550 pessoas com a primeira dose da Coronavac. No dia 11 de fevereiro calcula-se iniciar a segunda dose para esse grupo.

Com a nova remessa do Butantan e as doses da vacina da Fundação Fiocruz – aproximadamente 3.050 – que já estão na cidade, o município espera atender o grupo prioritário que trabalha na linha direta do atendimento aos pacientes com suspeita ou positivados com o Covid-19, nos hospitais públicos e privados.

Ao todo, a estimativa da Prefeitura é que São Carlos tenha 43 mil pessoas dentro do grupo prioritário amplo com idosos acima de 60 anos, o restante refere-se aos profissionais de saúde.

Surto

Cerca de 30 idosos que vivem em abrigos foram infectados pela Covid-19

A Prefeitura realizará até amanhã, 4, a vacinação dos funcionários e de idosos que vivem em instituições de longa permanência (abrigos), com a vacina da Fundação Fiocruz do laboratório AstraZeneca/Oxford.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, foram separadas 700 doses para esse grupo. “O intervalo da vacina da Oxford entre a primeira e segunda dose é de 3 meses (12 semanas), por isso acreditamos não ter problemas para a aplicação da segunda dose”.

Na semana passada a Vigilância Epidemiológica de São Carlos foi notificada que 30 idosos de uma clínica particular estavam infectados, quatro já foram a óbito. Dois funcionários também estão positivos e permanecem em isolamento domiciliar. “Os surtos que vêm ocorrendo em instituições de longa permanência, com muitos idosos contaminados e morrendo pela doença, foram decisivos para dar início a imunização desse grupo”, disse Crislaine.

Importação

China libera insumos para mais 8,7 milhões de doses da Coronavac

A China liberou a exportação de 5,6 mil litros de insumos para a Coronavac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceira com o Instituto Butantan, de acordo com anúncio do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O volume é suficiente para a aplicação de 8,7 milhões de doses do imunizante.

A vacina tem chegada prevista para 10 de fevereiro. De acordo com Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, as doses começarão a ser distribuídas a partir de 25 de fevereiro até a primeira quinzena de março. A expectativa é liberar até 600 mil vacinas por dia.

Além disso, uma nova remessa de 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) da farmacêutica Sinovac deve chegar hoje, 2, em Campinas, segundo Doria. O material permite a produção de 8,6 milhões de doses da vacina, o que será feito pelo Instituto Butantan.

Ao todo, com os contratos já firmados, o governo e o Instituto Butantan esperam receber o equivalente a 17,3 milhões de doses em insumos para produção da Coronavac.

VACINADOS – Até ontem, o Estado tinha 506.219 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Sobre a vacinação de idosos, Doria disse que 587 mil doses serão destinadas à primeira etapa, com início em 8 de fevereiro.

De acordo com o governo, espera-se que a vacinação da população idosa de 80 a 84 anos comece no fim de fevereiro. “Muito em breve anunciaremos novas etapas de vacinação.” (Com Priscila Mengue da Agência Estado)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x