Araraquara endurece regras de lockdown
Restrição atinge inclusive serviços essenciais
A Prefeitura de Araraquara editou decreto na tarde desta sexta-feira (19), para endurecer ainda mais o lockdown no município, diante do avanço da pandemia de Covid-19. As novas medidas valem a partir das 12h do dia 21 de fevereiro (domingo) até 23h59 de 23 de fevereiro (terça-feira). São elas:
– Mercados fechados (apenas entrega por delivery, atendendo com 30% dos funcionários internamente, sem acesso ao público). O delivery é exclusivo para mercados, não se aplica a bares, restaurantes, etc.
– Farmácias abertas;
– Transporte público paralisado (serviços de aplicativo como Uber ou 99 podem atender, mas transportando apenas UMA pessoa);
– Postos de combustíveis fechados (estarão atendendo apenas veículos públicos)
– Atividades industriais paralisadas (a exceção é para empresas que não podem parar em nenhuma hipótese, por risco de perda de produto ou equipamento)
– Terminal rodoviário permanece aberto.
Pessoas abordadas pela fiscalização devem apresentar nota fiscal da compra de remédio ou receita médica; atestado médico que comprove que estava em atendimento; passagem de empresas de ônibus, que confirme o deslocamento para a rodoviária. Trabalhadores de serviços autorizados devem apresentar carteira de trabalho, holerite ou contrato de trabalho.
As novas regras se somam às do decreto publicado na última semana, que estipulou o lockdown no município.