30 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Covid-19 ocupa 95,3% dos leitos de UTI da região

Covid-19 ocupa 95,3% dos leitos de UTI da região

Dos 103 leitos, entre UTI e Enfermaria, que a Regional acabou de receber do Estado, apenas 17 estão com estrutura de UTI para alta complexid

21/02/2021 05h42 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Covid-19 ocupa 95,3% dos leitos de UTI da região Foto: Divulgação

O Primeira Página teve acesso à planilha de leitos especiais para Covid-19 com dados do Departamento Regional de Saúde (DRS-3), a qual mostra a ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Regional. As unidades mantidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) estão com ocupação de 95,3% e os leitos dos hospitais privados em 78,5%.

Dos 103 leitos, entre UTI e Enfermaria, que a Regional recebeu, no dia 16 de fevereiro, do governo do Estado, apenas os 12 leitos da Santa Casa de São Carlos e os cinco de Américo Brasiliense estão com estrutura de UTI para alta complexidade. Desse volume, os 30 leitos de Araraquara são de suporte ventilatório, de média complexidade, e não tem data para serem ativados.

De acordo com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), em entrevista à imprensa nacional, faltam profissionais de saúde no mercado para contratação que prestem assistência aos pacientes. Outro ponto focado por ele é a falta de infraestrutura de rede de gases medicinais para dar suporte aos leitos. Com isso, não se tem data para a abertura dessas unidades.

A infraestrutura instalada de leitos de UTI COVID-19 em atividade na DRS-3 – composta por 24 cidades – está assim distribuída: 58 leitos para adultos na rede privada, 108 de para adultos no SUS, quatro leitos pediátricos.

FASE VERMELHA – O Governo do Estado anunciou a reclassificação do Plano São Paulo na sexta-feira (19) e manteve a DRS-3, Regional de Araraquara, que abrange São Carlos, na fase vermelha.

A ocupação de leitos de UTI/Covid está em 95,3%. De acordo com as normas do Plano São Paulo, acima de 75% a regional é colocada na fase vermelha. A quantidade de novos casos para 100 mil habitantes nos últimos 14 dias está em 473,4, e os óbitos a cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias está em 10,7, muito acima dos limites estabelecidos para migrar para a fase laranja (360 e 8, respectivamente). Da mesma forma, as internações por 100 mil habitantes estão em 78,9 acima do limite de 60 para a fase laranja.

São Carlos está com a taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI assistidos pelo SUS em 68,2%; contabilizando os quatro leitos de pediatria e os 40 de adulto. No momento 30 pessoas estão internadas em leitos de UTI, sendo 29 adultos e uma criança.

Quando se contabiliza somente os 40 leitos de UTI/SUS para adulto, o índice de ocupação fica em 75%. Na enfermaria estão internadas 20 pessoas. Na rede particular 11 pessoas estão internadas na enfermaria e 9 na UTI. No momento, 19 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos.

O município conta hoje com 44 leitos UTI/SUS, sendo 10 para adultos no Hospital Universitário (HU) e 34 na Santa Casa (30 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).

São Carlos contabiliza 130 mortes pela COVID-19

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirmou neste sábado (20) mais 2 óbitos por COVID-19 no município, totalizando 130 mortes até o momento.

Trata-se de um homem de 47 anos, internado em hospital privado desde 12/2 e morte registrada na noite de sexta-feira (19). Também morreu na noite da última sexta-feira um homem de 80 anos. Ele foi internado em hospital privado na sexta já com resultado positivo para COVID-19 e não resistiu.

Neste momento São Carlos permanece com 9.639 casos positivos para a doença, porém com mais dois óbitos, uma vez que esses pacientes já estavam contabilizados na relação de positivados desde quando fizeram os exames.

Amanhã

São Carlos continuará vacinando idosos com 85 ou mais

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que a partir de segunda-feira (22) continuará vacinando idosos com 85 anos ou mais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no posto volante com sistema drive thru na Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery. O horário agora será das 9h às 14h.

A diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial (DGCA) da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Braga, alerta que para ser imunizados os idosos precisam fazer o pré-cadastro no site https://www.vacinaja.sp.gov.br/ e entregar impresso na hora da vacinação, além de apresentar um documento com foto e CPF. “Na verdade, a cada período vamos incluindo novas faixas etárias, mas aquele idoso que não se vacinou na data inicialmente estabelecida, pode procurar as unidades agora, desde que já tenha 85 anos ou mais”, explica a diretora.

Já os profissionais da saúde que ainda não receberam a segunda dose da vacina devem procurar as unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira as 13h às 17h para completar a imunização. É necessário apresentar a carteira de vacina da COVID-19 (entregue quando tomaram a 1ª dose), apresentar um documento com foto e CPF.

A Prefeitura de São Carlos informa que até sexta-feira (19), já imunizou 14.797 pessoas, sendo 11.188 profissionais da saúde (8.406 receberam 1ª dose e 2.782 as duas doses) e 3.609 idosos com 90 anos ou mais e de 89 a 85 anos.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, o município possui em estoque cerca de 2.000 doses. “Esse quantitativo vamos utilizar para continuar a aplicação da segunda dose nos profissionais de saúde e vacinar os idosos com 85 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose. Para iniciar a vacinação dos idosos de 80 a 84 anos vamos aguardar o recebimento de novas grades de vacina, seja da CORONAVAC ou da ASTRAZENECA/OXFORD”, informa a diretora.

De acordo com o anúncio feito pelo Governo do Estado do Estado de São Paulo os idosos na faixa etária dos 80 aos 84 anos somente devem entrar no calendário vacinal no dia 1º de março. Esse tempo será necessário para a produção e distribuição de novas doses da CORONAVAC. O Instituto Butantan confirmou que 17,3 milhões de doses estão em fase final de produção e serão entregues de maneira gradual para todo o Brasil pelo Ministério da Saúde a partir do dia 23 de fevereiro.

No total o município recebeu 16.929 doses da vacina contra a COVID-19, sendo três remessas da vacina CORONAVAC (3.960 na primeira remessa, 4.200 na segunda e semana passada mais 5.719 doses) e uma única remessa da ASTRAZENECA/OXFORD com 3.050 doses.

Para imunizar todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário com a primeira dose, o que inclui profissionais da saúde e idosos de 90 anos ou mais até a faixa etária dos 60 anos, a cidade precisa no total de 43 mil doses da vacina contra a COVID-19, portanto ainda falta receber mais de 26 mil doses para finalizar a primeira etapa do Plano de Imunização.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x