Prefeitura retoma parceria com Igreja para ampliar estrutura de leitos
Leitos que estavam na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foram transferidos para o PS do Melhado em novembro de 2020
A Prefeitura Municipal e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Araraquara assinaram contrato na última semana para retomada da parceria que garantiu, no ano passado, a utilização as dependências da igreja para leitos de retaguarda para pacientes com Covid-19 atendidos na Upa da Vila Xavier.
O contrato de cessão do espaço para instalação de leitos de enfermagem é de 90 dias, renováveis. No ano passado, a mesma parceria vigorou entre abril e novembro.
Na época, com o fim do contrato em vigor e com a tendência de estabilização do número de casos da doença e de internações no município, a Prefeitura entendeu ser o momento de devolver o prédio para a instituição religiosa e reabrir a unidade de saúde do Melhado, com leitos de enfermagem para pacientes do Covid-19. Todos os leitos foram transferidos para a unidade municipal.
No entanto, desde o mês passado, com o surgimento da nova cepa do vírus, mais transmissível e mais perigosa, que impulsionou, em toda a região, a curva de contaminação e levou o sistema de saúde ao limite, atuando com 100% de ocupação dos leitos, novos leitos estão sendo abertos no município.
As adequações na igreja já começaram logo após a assinatura do contrato e devem ser concluídas até o final da próxima semana, atendendo a urgência que o momento exige.
Dessa vez não será construída uma passagem externa entre a UPA e a igreja e os pacientes serão encaminhados de ambulância. Serão instalados 21 leitos, sendo 12 leitos de enfermaria no salão, dos quais 3 serão de estabilização, mais 7 leitos de enfermaria na ala do fundo e 2 leitos para pacientes sintomáticos, mas negativados.
Os profissionais de saúde que atuarão no local, que são médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, serão chamados também no início da próxima semana.
A previsão é de que a estrutura esteja montada e funcionando na semana do dia 15 de março.
“Nós agradecemos muito a igreja por ceder o local, mais uma vez. A situação da pandemia é grave e ter mais essa estrutura em frente à Upa da Vila Xavier neste momento é muito importante nas ações de enfrentamento da doença. Esperamos começar o atendimento no local o mais rápido possível”, declara Eliana Honain, secretária municipal da Saúde.
Além da estrutura da UPA Vila Xavier, que passará novamente a contar com as dependências da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e da Unidade de Retaguarda do Melhado, a Prefeitura também tem instalado o Hospital da Solidariedade, com leitos de enfermagem e de UTI.
Situação Epidemiológica
Cidade contabiliza 252 mortes pela Covid-19
Araraquara registrou nesta segunda-feira, dia 8 de março, mais 58 casos positivos de Coronavírus. Portanto, agora são 15.577 casos em Araraquara.
Do total de confirmados, 657 permanecem em quarentena e 14.668 já saíram. Aguardam resultado de exames 200 amostras.
Hoje, 188 pacientes estão internados. Destes, 114 estão em enfermaria – 2 suspeitos e 112 confirmados. E 74 casos positivos estão na UTI. Do total de 188 internados, 143 são moradores de Araraquara e 45 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 87% de leitos de enfermaria e 93% de UTI.
A Santa Casa de Araraquara tem 16 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 32 pacientes e o Hospital de Campanha tem 43 pacientes. Foram notificados, até o momento, 252 óbitos decorrentes de Coronavírus. E um óbito está sendo investigado.