6 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Live Academia do Choro: “Das rodas aos contemporâneos”

Live Academia do Choro: “Das rodas aos contemporâneos”

Desde sua criação, o show passou por importantes festivais e vêm sendo muito bem recebido por público e crítica

20/04/2021 09h34 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Live Academia do Choro: “Das rodas aos contemporâneos” Foto: Divulgação

Choro é o primeiro gênero musical brasileiro, sua história remete a mais de 150 anos e seu universo engloba diferentes ritmos e influências musicais. Neste contexto, as rodas de choro são espaços informais destinados à performance onde essa música é – e sempre foi – praticada.

Em São Carlos, há oito anos o Coletivo Academia do Choro organiza rodas semanais onde impera o respeito à linguagem musical e a espontaneidade na relação músico/público. O show “Das rodas aos contemporâneos”, por sua vez, estreou em 2015 e trouxe ao palco a vivência, a linguagem e a sonoridade das rodas de São Carlos. De maneira geral, a experiência musical desenvolvida nas rodas foi posteriormente aprimorada em ensaios, originando essa proposta artística.

Desde sua criação, o show passou por importantes festivais e vêm sendo muito bem recebido por público e crítica. Vale mencionar que o repertório apresentado é dinâmico e muda a cada ano. Assim, ao longo de cinco anos de existência, o show foi reinventado continuamente, expressando não apenas a história do choro, mas também refletindo a sonoridade presente nas rodas são-carlenses.

O repertório é composto por doze (12) músicas, desde polcas e maxixes compostos no final do século XIX até choros contemporâneos e autorais. Assim, o show traça um panorama histórico do choro enquanto gênero musical, abordando os diferentes ritmos pertencentes a esse rico universo sonoro. Clássicos como “Odeon” (de Ernesto Nazreth), “Atraente” (de Chiquinha Gonzaga) e “Carinhoso” (de Pixinguinha) são apresentados ao lado de composições autorais, como “Cadê o Café”, do músico são-carlense Maurício Tagliadelo.

A transmissão virtual desse show foi contemplada pelo edital de seleção e fomento de propostas culturais do Departamento de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos e conta com recursos da Lei Aldir Blanc de emergência cultural.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x