São Carlos possui a menor taxa de mortes por Covid-19, diz estudo
Estudo feito pela USP, UFSCar e Fatec mostra que entre 41 municípios com mais de 250 mil habitantes, a cidade vem controlando a doença
Hever Costa Lima
Estudo feito pelo Núcleo de Estudos das Cidades com a participação de professores da USP, UFSCar e FATEC mostra que São Carlos está entre os municípios paulistas com mais de 250 mil habitantes com a menor taxa de mortes por 100 mil habitantes.
O estudo analisou dados de 41 cidades paulistas entre 12 de março de 2020 a 11 de abril de 2021. No levantamento foram analisadas a taxa de contaminação com os números de casos diagnosticados por 100 mil habitantes, a taxa de mortalidade com os números de mortes por 100 mil habitantes e a taxa de letalidade com os números de mortes para cada 100 casos positivados.
Os cinco municípios com as menores taxas de óbito pela Covid-19 são: São Carlos (1º), Embu das Artes (2º), Franca (3º), Carapicuíba (4º) e Taubaté (5º); os cinco com as maiores taxas são: São José do Rio Preto (41º), Santos (40º), Barueri (39º), Ribeirão Preto (38º) e São Bernardo do Campo (37º).
Essa taxa é um indicador satisfatório do desempenho dos municípios (compreendendo sociedade, governo e sistema de saúde) no combate à pandemia, uma vez que reflete a conscientização da população (uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos, por exemplo.
O indicador relaciona as ações empreendidas pelo poder público municipal como a comunicação eficaz com a sociedade, imposição de restrições de atividades, fiscalização das restrições adotadas e a qualidade do sistema municipal de Saúde.
São Carlos configura ainda no 32º lugar na taxa de contaminação pelo coronavírus entre os 41 municípios estudados. Foram 6.013,7 casos por 100 mil habitantes. Neste caso, quanto menor o número na classificação, melhor a situação no controle da pandemia.