5 de Fevereiro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Docentes do campus Araras participam de publicação americana

Docentes do campus Araras participam de publicação americana

13/11/2012 16h55 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Docentes do campus Araras participam de publicação americana

Três docentes do Centro de Ciências Agrárias do campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participam de um capítulo dos livros “Soil Microbes and Environmental Health” e “Soil Nutrients”, publicados pela Editora Nova Publisher, de Nova York. As publicações abordam temas relacionados às áreas de ciências agrárias e biológicas.

 

A obra “Soil Microbes and Environmental Health” fala sobre a relevância dos microrganismos do solo nos ecossistemas, que contribuem para a manutenção de ambientes saudáveis e sustentáveis. Nessa obra as docentes Sandra Regina Ceccato Antonini, do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócio-Economia Rural (DTAiSER), e Márcia Maria Rosa Magri, do Departamento de Recursos Naturais, Matemática e Educação (DCNME), escreveram no capítulo “Soil yeasts in agroecosystems”, que trata da importância e do papel das leveduras do solo. “Abordamos como estes microrganismos podem colaborar com a sustentabilidade dos ecossistemas agrícolas, uma vez que estes visam minimizar o uso de produtos tóxicos e fertilizantes solúveis”, comenta Sandra.

Em “Soil Nutrients”, livro que aborda a atuação dos nutrientes do solo no desenvolvimento vegetal, no rendimento agrícola e no ambiente, houve a participação de Sandra e Márcia e também da docente Leonor Lopes Assad, do Departamento  de Recursos Naturais e Proteção Ambiental (DRNPA). Juntas, escreveram o capítulo “Solubilization Of Mineral And Rocks: Microorganisms Acting To Improve Soil Fertility”, no qual discutem a importância das rochas para a nutrição vegetal e o papel dos microrganismos no processo de solubilização de minerais. “A prática da rochagem tem especial importância para pequenos agricultores brasileiros, e de países com solos semelhantes, que não dispõem de muitos recursos financeiros para a compra de fertilizantes industriais, que muitas vezes são caros e oneram muito o custo de produção”, explica Leonor.

Os livros, destinados a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação na área de ciências agrárias e biológicas, estão à venda na forma de e-books e impressos. Podem ser encontrados no site www.novapublishers.com.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x