27 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos tem 1.134 pessoas que faltaram a 2ª dose

São Carlos tem 1.134 pessoas que faltaram a 2ª dose

No Estado de São Paulo, 501.693 faltosos já foram convocados, mas ainda não compareceram para receber 2ª dose da vacina

28/05/2021 05h50 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
São Carlos tem 1.134 pessoas que faltaram a 2ª dose Foto: Divulgação

Dentro do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, 1.134 pessoas deixaram de tomar a segunda dose até o momento em São Carlos (SP). A informação é da Vigilância Epidemiológica que faz o alerta sobre a importância de completar o ciclo da vacinação para adquirir a eficácia da imunização contra a doença.

O professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e médico epidemiologista, Bernardino Geraldo Alves Souto, afirmou que as vacinas contra a Covid-19 disponíveis no Brasil só têm garantia a eficácia, mostradas nos estudos clínicos, se forem tomadas em duas doses.

“Portanto, é absolutamente necessário e importante que as pessoas tomem as duas doses e não abandonem nem sejam abandonadas após a primeira dose. É importante ainda respeitar o intervalo correto entre as doses preconizadas para cada vacina e que as duas doses sejam da mesma vacina”, recomendou Souto.

Segundo o epidemiologista, a primeira dose apenas sensibiliza o sistema imunológico sem produzir uma resposta defensiva suficientemente robusta ou prolongada. “Quando a pessoa toma a segunda dose, a resposta imunológica ganha força e se torna mais duradoura”.

O Governo do Estado de São Paulo fez uma alerta nesta quinta-feira (27) para 501,6 mil pessoas que ainda não compareceram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina contra COVID-19. Idosos de mais de 80 anos são a maioria entre os que não tomaram o imunizante da Fiocruz/Astrazeneca.

ESTADO – Os dados consolidados desta quinta-feira, 27, mostram que 501.693 pessoas já receberam a primeira dose dos imunizantes disponíveis e ainda precisam completar o esquema vacinal, ou seja, receber a segunda dose. O total inclui 212.403 pessoas que não tomaram a vacina da Fiocruz/Astrazeneca e outros 289.290 referentes à vacina do Butantan (Coronavac).

Mais da metade das pessoas que se enquadram nestes públicos reside na Grande São Paulo, que registra 262.286 faltosos (confira a tabela com dados por região e tipo de imunizante).

Do total de pessoas que não tomaram as doses da Fiocruz/Astrazeneca, 80% são idosos de 80 a 89 anos de idade. O restante do público são profissionais de saúde.

Com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária ou público específico, o Governo de São Paulo define as remessas de doses necessárias para uma das 645 cidades avançar em cada etapa da campanha.

Os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas.

As grades de vacinas são enviadas com base no cronograma do PEI e com todas as orientações técnicas para uso dos imunizantes, em conformidade com o intervalo de tempo de aplicação entre doses (até 28 dias para a vacina do Butantan e até 12 semanas para a da Fiocruz).

Ainda assim, a pasta encaminhou na semana passada 279.815 doses extras de vacina do Butantan para cerca de 500 cidades. Os imunizantes são exclusivos para a aplicação de segunda dose. Este número foi informado à pasta estadual pelas próprias prefeituras, em consulta realizada aos 645 municípios pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) na última semana.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x