São Carlos antecipa vacinação de pessoas acima de 50 anos
Prefeitura recebeu 5.450 doses da vacina AstraZeneca/Oxford; pessoas podem procurar unidades básicas de saúde ou postos volantes
A população de São Carlos (SP) acima de 50 anos sem comorbidades já pode procurar os postos volantes de vacinação contra a Covid-19 para receber o imunizante a partir desta quarta-feira, 16. A Prefeitura estendeu a faixa etária com o recebimento de mais 5.450 doses da vacina do laboratório AstraZeneca.
Segundo os departamentos de Gestão do Cuidado Ambulatorial e de Vigilância em Saúde, os demais grupos incluídos anteriormente na campanha e que ainda não receberam a imunização continuam sendo atendidos, além de todas as pessoas que já podem receber a segunda dose das vacinas Coronavac ou AstraZeneca.
LOCAL PARA 50 ANOS OU MAIS – A vacina será oferecida nas unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros: Cidade Aracy, Azulville, Redenção, Santa Felícia e São José e ainda nos postos volantes com sistema drive-thru localizados na Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery e no Estádio Luisão, na Vila Prado.
O QUE É PRECISO PARA SER VACINADO – Todos devem apresentar documento com foto e CPF, entregar formulário impresso, além de fazer antes o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. O horário de vacinação é das 9 às 13 horas de segunda a sexta-feira.
DRIVES (FESC E LUISÃO) – Além das pessoas com 50 anos ou mais, as equipes dos postos volantes com sistema drive-thru também estarão vacinando pessoas com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual) com 18 anos ou mais (apresentar laudo médico que indique a deficiência; ou comprovação de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; ou documento oficial com indicação da deficiência; ou cartões de gratuidade do transporte público); profissionais de saúde (com carta liberação da VIGEP e documento com foto e CPF); motoristas e cobradores do transporte coletivo (levar QRcode impresso e documento com foto e CPF); idosos (cadastro e documento com foto e CPF), gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e as pessoas que devem tomar a segunda dose da Astrazeneca e da CoronaVac (levar carteira de vacinação da primeira dose).
UNIDADES DE SAÚDE – Além das pessoas com 50 anos ou mais, as UBS vão imunizar pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais (relatório médico) e profissionais da educação com 18 anos ou mais (levar QR Code impresso). Todas as unidades fixas estarão aplicando a segunda dose da Astrazeneca.
A unidade do Cidade Aracy é a única unidade fixa que também estará aplicando, além dos drives, a CoronaVac nas gestantes e puérperas e nos demais grupos que precisam da segunda dose desse laboratório.
A diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, afirma que essas mudanças foram realizadas para agilizar o processo de vacinação. “É preciso que todos façam previamente o cadastro no sistema do Governo do Estado e levem impresso e preenchido o formulário da Prefeitura”.
Crislaine Mestre ressaltou, ainda, a importância da segunda dose da imunização de acordo com a data agendada na carteira de vacinação. “Aqueles que ainda não puderam comparecer para receber a segunda dose também podem procurar agora o sistema de saúde para garantir a eficácia da imunização”, reforça a diretora, lembrando que aproximadamente 800 pessoas ainda não receberam a segunda dose em São Carlos.
CADASTRO – Quem for receber a primeira dose da vacina, independente do grupo, deve fazer o cadastro prévio no www.vacinaja.sp.gov.br e, no dia da vacinação, levar impresso o formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente, lista de comorbidades no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades.
Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e imprimir o voucher com o QR Code, além de apresentar documento com foto e CPF. Já os motoristas e cobradores devem fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, devem clicar em profissionais do transporte, inserir o e-mail e aguardar o recebimento de um voucher de confirmação, que deverá ser entregue impresso no momento da vacinação.