São-carlense ganha importante prêmio do Ministério da Cultura
No ultimo dia 28 de outubro o escritor são-carlense André Luiz Moura de Lima foi contemplado como um dos ganhadores do Prêmio Agente Jovem de Cultura promovido durante este ano pelo Ministério da Cultura. O escritor participou do concurso com o projeto criado por ele, o Prêmio Cultural Ronald Golias que tem como objetivo principal revelar novos talentos e divulgar novos escritores.
Para o concurso foram selecionadas 500 propostas provenientes de todas as regiões brasileiras que receberão R$ 9 mil cada. O edital contemplou iniciativas culturais nas áreas de comunicação, tecnologia, pesquisa, formação cultural, produção artística, intercâmbio e sustentabilidade. Ao todo foram contemplados 100 prêmios para a categoria jovem/adolescente, 200 para a categoria jovem e 200 para a categoria jovem/adulto.
André Luiz M. de Lima escreve desde os 12 anos de idade sendo autor dos livros “Um Anjo em Minha Vida” e “Ronald Golias e os Poetas do Brasil” em homenagem ao humorista. O livro foi desenvolvido através do concurso “Prêmio Cultural Ronald Golias 2011” e reúne a história de Golias e diversas poesias em homenagem ao artista entre outros temas. André conta como foi para ele ganhar um prêmio de alcance nacional.
“Para mim foi uma honra ser um dos ganhadores de um prêmio tão importante, tanto por levar meu projeto para o Brasil, quanto por participar de um concurso do Ministério da Cultura. Porém, o que mais me engrandece como pessoa, é que eu lutei e luto todos os dias por um único propósito. Levar o nome de São Carlos ao topo. Essa vitória não é só minha, mas também de todos os São-carlenses, para quem eu dedico este prêmio”.
“Projetos como esse do Ministério da Cultura são muito importantes de se participar, pois trazem visibilidade nacional, trata-se de um projeto muito sério e é uma grande oportunidade para a divulgação de trabalhos”, relata André.
Leitor das obras de Willian Shakespeare desde a infância, André gosta de escrever romances, poesias, histórias de ficção e literatura infantil. Ele diz que para o futuro pretende dar continuidade ao projeto “Prêmio Cultural Ronald Golias”.
“Meu próximo plano é colocar o Prêmio Cultural Ronald Golias no Calendário de São Carlos, na prefeitura. Também pretendo escrever um livro e doar 100% das vendas a uma instituição de caridade. Meu objetivo é divulgar meu trabalho para o Brasil e para o mundo”.
Para os escritores que tem o desejo de seguir os passos de André Luiz e assim começar a traçar um caminho na arte de escrever, o escritor dá a dica. “Meu conselho para todos que têm um projeto, jovens ou não, é que nunca desista de lutar, por que tudo tem a hora certa. Participem de concursos, divulguem seus projetos, batalhem pelo o que acredita e nunca desista, mesmo que não consiga na primeira vez. Eu já participei de mais de 50 prêmios, ganhei alguns, perdi outros, mesmo assim nunca paro de tentar”.