Dória libera funcionamento de bares e restaurantes até 23 h
Ele também anunciou elevação da ocupação máxima, de 40% para 60%
O governador de São Paulo, João Dória, anunciou nesta quarta-feira (7), a ampliação do horário de funcionamento das atividades econômicas em todo o estado. O horário de bares, padarias, shoppings, entre outras atividades do comércio serão ampliadas até as 23h. Além disso, os lugares também poderão atender com 60% da capacidade. Antes, era permitido apenas 40%. A decisão é válida a partir de sexta-feira (9).
Porém, o governador salientou que os prefeitos podem adotar restrições mais rígidas, se julgarem necessário. Em São Carlos, por exemplo, há um decreto em vigor determinando que comércio pode funcionar das 9h às 16h; mercados, supermercados (varejistas e atacadista), restaurantes, bares e similares entre 6h e 19h, ficando proibido música ao vivo. As atividades culturais, academias de esporte, salão de beleza, barbearias e educação não regulada também podem atender somente das 6h às 19h. Já as atividades religiosas podem ser realizadas das 6h às 20h.
Após as 19h o setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante e lojas de conveniência) somente pode atender os clientes pelo sistema delivery. Pelo sistema drive-thru está autorizado também até 19h. O toque de recolher permanece das 20h às 05h. Farmácias e postos de combustíveis continuam funcionando sem restrição de horário.
A capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados passa de 40 para 30%, podendo diminuir gradativamente. O decreto municipal é válido até 18 de julho.