Regente Rafael dos Santos se apresenta com Projeto Guri
Nesta quarta-feira, 28, a partir das 20h o Grupo de Referência do Projeto Guri, programa de formação do Governo do Estado de São Paulo e da Secretária da Cultura, realizará em São Carlos uma apresentação com os alunos em estágio avançado de aprendizado sob a regência de Rafael dos Santos. O evento será aberto ao público com entrada gratuita e acontece no Teatro do SESC São Carlos.
A apresentação com o regente convidado tem o objetivo de agregar experiências de músicos regentes renomados às atividades com os guris. Rafael dos Santos é maestro, pianista, arranjador e compositor que desenvolve uma intensa atividade como recitalista, camerista, concertista e músico popular, paralelamente à de pesquisador e professor universitário.
Em entrevista ao Jornal Primeira Página o músico fala sobre a apresentação. “O show será totalmente dedicado à obra de Moacir Santos, importante compositor brasileiro falecido em agosto de 2006. Ele intitulou diversas de suas composições de ‘coisas’, algumas delas com mais de um nome. Por exemplo, a ‘Coisa n˚ 5’ que também se chama ‘Nanã’. São composições engenhosas e muito bonitas que misturam ritmos brasileiros como o maracatu e o samba com ritmos de origem africana. A maioria delas foi gravada na década de 60 num álbum intitulado ‘Coisas’, e re-gravadas recentemente sob o título de ‘Ouro Negro’. Vai ser um show muito bonito.
Para Rafael, trabalhar com os alunos do Projeto Guri tem sido uma experiência gratificante devido à dedicação e talento dos guris. “Fiquei impressionado com a disposição dos jovens músicos em resolver as dificuldades das peças, a grande capacidade de concentração nos ensaios e o clima positivo que eles criam durante o trabalho. Além disso, há o excelente trabalho de preparo feito pelo Paulo e pela Flavia, regentes do grupo”.
O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e funciona hoje como a base da formação musical do Estado de São Paulo. Milhares de crianças e jovens integram ao projeto e a base do trabalho desenvolvido é a música que serve como instrumento de transformação na vida de muitos.
“Penso que a música é de importância fundamental na vida das crianças por contribuir de forma significativa na formação do ser humano. O trabalho desenvolvido no Projeto Guri tem um alcance inestimável neste sentido, pois vai além do simples preparo profissional desses jovens”, diz o regente Rafael dos Santos.
Ele ressalta. “Muitos deles adotarão outras profissões, mas levarão consigo a disciplina, a persistência, a capacidade de participar em grupo, a sensibilidade e muitas outras qualidades que são cultivadas quando se aprende um instrumento musical e se participa de atividades relacionadas à música”.