26 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura avalia ampliação de horário do comércio

Prefeitura avalia ampliação de horário do comércio

Secretário de Saúde, Marco Palermo, afirmou que região apresenta taxa de ocupação de leitos de UTI perto dos 60%; em São Carlos, está em 84%

29/07/2021 06h05 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Prefeitura avalia ampliação de horário do comércio Foto: Divulgação
Matéria: Hever Costa Lima

A Prefeitura de São Carlos deve definir nesta quinta-feira, 29, se irá seguir a orientação do Plano São Paulo, que prevê o funcionamento do Comércio entre 6 horas e meia noite a partir da próxima semana. A capacidade máxima de ocupação permitida nos estabelecimentos, atualmente em 60%, sobe para 80%. O uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito a protocolos de higiene estão mantidos.

O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus municipal reúne-se nesta manhã, às 9 horas, de forma online, para definir as estratégias a serem tomadas na cidade em relação às restrições do comércio.

O secretário Municipal de Saúde, Marco Palermo, afirmou em entrevista nesta terça-feira, 27, que a região apresenta taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) perto dos 60%. “Há leitos a serem ofertados para pacientes graves com a Covid-19”.

Segundo Palermo, baseado em dados estatísticos da Prefeitura, a curva está em estágio decrescente de casos de contaminação e de pacientes que necessitam de hospitalização.

Marcos Aurélio Frois Benetti, vice-presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Carlos (Sinhores) de São Carlos e região, afirmou que antes do segmento comemorar, será preciso esperar a decisão da Prefeitura com o novo decreto municipal, para ter certeza que serão seguidas as mesmas orientações do Estado. “Acredito que nosso setor começa a respirar mais aliviado com o declínio dos casos de Covid-19 na cidade. Com certeza temos que retomar nossos trabalhos, mas não podemos relaxar e continuar com os cuidados para que não aumentem casos novamente”.

Eventos que geram aglomerações – casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público– continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do coronavírus.

ESTADO – O governador João Doria afirmou que após sucessivas melhoras nos índices de saúde e vacinação acelerada contra a Covid-19: “continuamos passo a passo, de forma segura, flexibilizando e voltando ao normal. A vida está voltando ao normal no estado de São Paulo”. O governador também confirmou o fim do toque de recolher durante as madrugadas. As novas regras da fase de transição vão valer entre os dias 1º e 16 de agosto.

Doria disse ainda que o Estado teve uma queda substancial de casos, internações e de óbitos, porque as pessoas seguiram os protocolos de saúde e a orientação da medicina.

O acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite. Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/).

ESTATÍSTICAS – São Carlos contabiliza neste momento 25.594 casos positivos para Covid-19 e 487 óbitos confirmados desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020. Somente nesta quarta-feira, 28, foram registrados 112 resultados positivos. No momento são 359 em quarentena em decorrência da doença.

Estão internadas neste momento 77 pessoas, sendo 52 desse grupo na UTI adulto. Desse grupo se destacam dez pacientes de outros municípios. A taxa de ocupação dos leitos especiais para Covid-19 em UTI adulto está em 84,09%. Os dados foram extraídos do boletim da Vigilância Epidemiológica de São Carlos.

Em Araraquara, são registradas 28.021 pessoas contaminadas pela Covid-19 desde março do ano passado e desses 333 estão em quarentena, sendo 108 casos confirmados nas últimas 48 horas. A cidade já contabilizou 560 mortes neste mesmo período. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 55,5%, com 51 pacientes internados em hospitais públicos e privados, sendo 30 em UTI. Os dados foram extraídos do boletim da Vigilância Epidemiológica de Araraquara.

Na DRS-3 (Departamento Regional de Saúde) que abrange 24 cidades da área Central do Estado, incluindo São Carlos e Araraquara, já foram registrados 106.368 casos positivos, sendo 378 nas últimas 24 horas. Até o momento foram contabilizados 2.495 óbitos em decorrência da Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de UTI na regional é de 53,2%. Na regional foram contabilizadas 1.139 internações nas últimas 24 horas, segundo dados da Fundação Seade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x