Itirapina quer conhecer as suas “Sete Maravilhas”
O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a Rede Social Itirapina, desenvolveram uma pesquisa em toda a cidade, com o objetivo de definir, as “Sete Maravilhas” da cidade, o símbolo e o título da cidade, durante todo o mês de outubro.
Para desenvolver esse trabalho, o Senac São Carlos realizou o curso “Organização e Planejamento do Turismo Receptivo” com a participação de 25 alunos. Estes realizaram pesquisa de campo, além de uma enquete pelo Facebook, na página do Comtur. A pesquisa teve duração de um mês e cerca de 5%, uma amostragem considerável da população foi pesquisada.
A escolha do título da cidade de Itirapina aconteceu em reunião do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, realizada dia 9 de outubro. O título definido foi: Capital do Cerrado Paulista: Terra das Nascentes.
O Símbolo Oficial da cidade de Itirapina é o Morro Pelado, porém, foram definidos Símbolos para uso Turístico, e dentre as opções havia animais e árvores: Lobo Guará, Siriema, Ipê, Garça. O vencedor foi o Lobo Guará com 38% dos votos (322 votos).
Já as 7 Maravilhas, contavam com uma lista de 22 opções, dentre elas: a Fazendinha, Cachoeira do Saltão, Broa, Distrito de Itaqueri, Morro Pelado, Serra do Itaqueri, Cachoeira Passa Cinco, Fazenda das Palmeiras, Ilha do Morcego, Estância Ubá, Morro do Fogão, Morro do Baú, Estação Ferroviária entre outros.
Dessas opções, obteve-se 5438 votos e cerca de 800 pessoas (em torno de 5% da população local). O vencedor foi a Fazendinha com 574 votos. As demais classificadas foram: 2º Cachoeira do Saltão; 3º Broa, 4º Distrito de Itaqueri; 5º Morro Pelado; 6º Serra do Itaqueri; 7º Cachoeira Passa Cinco.
De acordo com Eduardo Mancuso e Marcelo Grossi, presidente e vice-presidente do Comtur Itirapina “o trabalho de pesquisa teve como ponto essencial unir a comunidade para o desenvolvimento do turismo local. Por meio dessa pesquisa, houve interesse das pessoas em conhecer mais a cidade onde vivem”.
As respostas foram apresentadas em um Fórum do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, realizado no último dia 29/10/2012, e que teve a participação dos conselheiros titulares e suplentes. Durante o Fórum, também foi apresentado à comunidade, a Cartilha “Gastronomia e Desenvolvimento Local: Prato Símbolo de Itirapina”, contendo um selecionado de 10 receitas culinárias da cidade, resgatando a história e cultura da cidade por meio da gastronomia.
“Todo esse trabalho de pesquisa teve uma importância muito grande, para mobilizar e fortalecer o Comtur e evidenciar o potencial turístico da cidade de Itirapina” finaliza Eduardo Cunha, mediador da Rede Social.
Para mim a maravilha imbativel de Itirapina é a maravilhosa praia do broa com suas aguas limpidas e cristalinas, totalmente despoluidas, maravilhosamente frequentada nos finais de semana,enfim um lugar paradisiaco, comparavel as prais da riviera francesa.
7 maravilhas…fala sério né !!!
Uma pena estar tão abandonada, pois é o cartão postal da nossa cidade