São Carlos aplica 289,4 mil vacinas desde janeiro
Cidade atingiu com a primeira dose 103,76% e com a segunda dose 45,42% da população acima de 18 anos
Reportagem: Hever Costa Lima
Se considerarmos somente a população acima de 18 anos a ser vacinada contra a Covid-19, São Carlos (SP) já atingiu com a primeira dose 103,76% e com a segunda dose 45,42% desse grupo. Os dados são da Vigilância em Saúde do município que estima concluir o ciclo vacinal de 45 mil pessoas nas próximas duas semanas e com isso, atingir pelo menos 70% da população com a segunda dose.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) São Carlos conta com 254.484 habitantes. Ao todo, contando as duas doses, foram aplicadas 289.428 vacinas.
ESTADO – Em setembro, mais de 17,5 milhões de pessoas com mais de 18 anos já completaram o ciclo vacinal, tendo recebido as duas doses ou a vacina de dose única. A marca de 50% de adultos vacinados representa avanço importante no enfrentamento da pandemia em todo estado.
“Neste momento estamos com 49,5% da população adulta com esquema vacinal completo. É o estado que mais vacina no Brasil e São Paulo vacinou mais do que muitos países do primeiro mundo. Isso é um orgulho para a ciência, a medicina e a saúde pública do Brasil, e especificamente de SP”, destacou Doria.
VACINAÇÃO DE ADOLESCENTE
A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos informou que nesta sexta-feira, 3, inicia a vacinação de jovens sem comorbidades com 13 anos ou mais. Para vacinar, os menores de idade precisam apresentar o termo de assentimento preenchido e assinado e ainda acompanhado pelo documento do responsável legal. O termo de assentimento está disponível no site da prefeitura na página relativa ao coronavírus.
“Alertamos que o menor de idade desacompanhado que não apresentar o termo assinado juntamente com um documento da pessoa que assinou, não será vacinado”, afirmou a diretora de Gestão e do Cuidado Ambulatorial, Denise Braga.
CERTIFICADO – As pessoas que completaram a imunização contra o coronavírus já podem emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pelo site ou aplicativo ConecteSUS.
Ainda não existe uma regulação internacional sobre certificados de vacinação contra covid-19, mas alguns países aceitam o documento brasileiro para comprovar a imunização, como a Espanha, por exemplo.
Disponível em português, inglês e espanhol, o documento traz informações sobre a pessoa vacinada, doses aplicadas e códigos de autenticação, e pode ser impresso ou salvo em formato digital.
Após a pessoa tomar a segunda dose ou a dose única, o estado ou o município onde as aplicações foram feitas informam à Rede Nacional de Dados em Saúde. As informações são atualizadas na Carteira de Vacinação Digital, em que é liberado um campo para emissão do comprovante.
O ConecteSUS para celular está disponível na galeria do Gov.br e nas principais lojas de aplicativos. Na internet, o endereço do site é conectesus.saude.gov.br. Para acessar, é preciso ter login cadastrado na plataforma gov.br com o próprio CPF.
O Certificado Nacional de Vacinação é um dos serviços digitalizados pelo governo federal. Segundo o Ministério da Economia, mais de 3 mil já foram transformados em digitais, sendo 800 durante a pandemia de covid-19.