Prefeitura reorganiza locais de vacinação contra Covid
Mudança será feita para abrigar campanha estadual de multivacinação; cidade tem mais de 20 mil faltosos para 2ª dose da vacina
Reportagem: Hever Costa Lima
Para abrigar a campanha Estadual de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, a partir de sexta-feira, 1º de outubro, a Prefeitura de São Carlos (SP) reduzirá para seis os postos de vacinação contra a Covid-19. Passa a atender a população o ginásio Milton Olaio Filho, das 7h às 18h30 de segunda a sábado, com ou sem agendamento. Outros postos que não precisam de agendamento são a Estação Ferroviária Fepasa e a igreja São Nicolau, na Vila Carmem, das 9 às 15 horas de segunda a sábado.
Com agendamento pelo site coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/fila serão os postos da UBS Aracy, FESC e Shopping das 8 às 14 horas.
A cidade já vacinou com a primeira dose 214.714 pessoas até esta segunda-feira, 27. O número corresponde a 84,37% da população estimada em 254.484 habitantes. Com a segunda dose são 56,90%. “Para que os riscos de contágio sejam mais reduzidos, é preciso atingirmos 90% da população com a segunda dose”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre.
Desde o início da vacinação em janeiro, a cidade já soma 20.284 pessoas, que não buscaram a segunda dose. Desse montante, 10.777 não tomaram a Pfizer, 6.451 ignoraram a Coronavac e 3.065 se ausentaram de completar o ciclo vacinal com a Astrazeneca.
A faixa etária mais faltosa da segunda dose são as pessoas entre 30 e 39 anos, que somam 9.189. “Essas pessoas são economicamente ativas e se expõem mais ao vírus. A experiência de outros países já nos mostrou que a pandemia ainda não acabou. Mesmo com a diminuição de casos, há risco de uma nova onda de contágio sem a vacinação completa”, afirmou o secretário de Saúde, Marcos Palermo.
No sábado, 25, a Prefeitura afirmou que apenas 40% do público estimado compareceu ao plantão de vacinação espontânea sem a necessidade de agendamento. Dos agendados, 25% não compareceram.
A Prefeitura garantiu que manterá mais de 3,5 mil doses diárias nos postos de vacinação contra a Covid-19.
O vereador e presidente da Comissão Permanente de Saúde, Lucão Fernandes, afirmou que atualmente não há mais o risco de faltar vacina. Por isso, é importante que as pessoas faltosas procurem os postos de vacinação para completar o ciclo vacinal. “Essa doença é séria. Eu vivenciei o problema de perto”, relatou.
Multivacinação
SP faz campanha para atualizar cadernetas de crianças e adolescentes
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo iniciará na sexta-feira, 1º de outubro, a Campanha Estadual de Multivacinação para crianças de todas as faixas etárias e adolescentes de até 15 anos de idade. Em São Carlos as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade da Saúde da Família (USF) serão os postos que estarão vacinando à população.
Os pais ou responsáveis devem levar os menores a um dos mais de 5 mil postos de saúde localizados nos municípios de SP com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.
A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças (veja lista abaixo).
Até o dia 29 de outubro, os profissionais dos postos atuarão para conferir e atualizar individualmente as cadernetas desse público e aplicar as doses eventualmente necessárias.
Haverá ainda um “Dia V”, marcado para 16 de outubro, terceiro sábado da campanha. Nessa data, das 8h às 17h, profissionais estarão trabalhando em postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo. Os cidadãos devem consultar a programação de seus municípios.
Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.
Vacinas a serem aplicadas durante campanha:
VACINA DTP E PENTAVALENTE
Difteria, Tétano e Coqueluche
VACINA BCG
Tuberculose
VACINA CONTRA POLIO
Poliomielite
VACINA TRÍPLICE VIRAL E SCRV
Sarampo, Caxumba e Rubéola
VACINA CONTRA HEPATITE
Hepatite A e B
VACINA CONTRA VARICELA E SCRV
Varicela
VACINA CONTRA FEBRE AMARELA
Febre Amarela
VACINA CONTRA HPV
HPV
VACINA CONTRA ROTAVÍRUS HUMANO G1P1
Rotavírus
MENINGO C e ACWY
Doença Meningocócica e Meningite tipos A, C, W e Y
PNEUMO 10 VALENTE
Pneumonia.