Partida histórica no Nordeste
Um dia histórico para o basquete brasileiro. Com certeza, um fato que ficará marcado na memória de torcedores, jogadores e técnicos: o primeiro jogo em cinco edições do NBB no Nordeste. O SKY/Basquete Cearense fará o primeiro jogo em casa na temporada 2012/2013 da competição, contra a LSB – Liga Sorocabana de Basquete, no Ginásio da Unifor, em Fortaleza (CE), nesta quinta-feira, 6, a partir das 21h (horário de Brasília), pela quinta rodada.
“Estou muito feliz em participar desse acontecimento. Eu sinto que dei uma parte de mim para o basquete, essa doação me deixa extremamente feliz. O NBB se confunde com a minha vida, o Basquete Cearense é a minha vida, estou feliz em participar do primeiro jogo fora do eixo nacional onde o basquete brasileiro se concentra”, disse o técnico do Basquete Cearense, Alberto Bial.
O apoio da torcida cearense, que deve comparecer em peso ao jogo, foi destacado por Bial como um grande fator de motivação para que o Basquete Cearense chegue à primeira vitória no NBB – foram duas derrotas fora de casa para o Unitri/Universo e o Vivo/Franca.
“Essa proximidade com a torcida será muito importante, o calor da torcida, o calor do Ceará. O fato de não termos vencido não importa, todos os times ficarão uma ou duas rodadas sem vencer, então estamos tranquilos, nos preparando da melhor forma possível e vamos em busca da vitória”, declarou.
As apostas da equipe nordestina para essa partida são o ala/pivô Felipe, com média de 17 pontos por jogo, e o ala André Góes, com 12,5 pontos por partida até agora. Outro fator positivo para os donos da casa é a estreia dos dois estrangeiros contratados para a disputa da temporada do NBB, o pivô sérvio Radovan Dragovic e o ala/armador norte-americano Bernard Robinson.
Já a Liga Sorocabana conquistou na rodada passada a primeira vitória da temporada, contra o Uberlândia, jogando em casa. Mesmo com desfalques, a equipe do interior paulista vai para o jogo confiante na meta de ser o convidado indesejado da festa dos cearenses. Os destaques dos sorocabanos são o ala norte-americano Desmond Holloway, cestinha da equipe com 20,5 pontos por jogo, e o armador Neto, com média de 12 pontos por partida.
“Vamos enfrentar uma equipe experiente, que conta com um técnico extremamente competente, que vai fazer sua estreia em casa e, certamente, levará muitos torcedores ao ginásio. O nosso time entrará em quadra com a expectativa de fazer uma boa apresentação e buscará surpreender o time cearense”, comentou o treinador do Basquete Cearense, Rinaldo Rodrigues.
Uma curiosidade deste confronto é o duelo entre os irmãos Luciano Machado, ala/pivô que defende a Liga Sorocabana, e o irmão mais velho dele, o pivô Adriano Machado, que atua pelo Basquete Cearense.
“Esta vai ser a terceira vez que vou enfrentar o Adriano, sendo que perdi os dois primeiros jogos contra ele. Na ocasião, eu defendia o XV de Piracicaba e ele, o Paulistano. Espero sair dessa vez com a vitória, que será importante para a Liga Sorocabana”, comentou Luciano, que tem o irmão mais velho como uma referência.
“Eu comecei a jogar basquete por causa do Adriano, que sempre foi o meu exemplo e o jogador em que procurei me espelhar. Espero sair com uma vitória, já que na última vez em que nos enfrentamos, ele me deu um toco e tirou bastante sarro por conta disso”, brincou o irmão mais novo.
A quarta rodada do NBB 2012/2013 ainda terá os seguintes jogos: Vivo/Franca x Tijuca/Rio de Janeiro, Icatu/Minas x Suzano/Cesumar/Campestre, Vila Velha/Garoto/UVV x Palmeiras, São José/Unimed x Winner/Kabum/Limeira, Paulistano/Unimed x Pinheiros/SKY e Mogi das Cruzes/Helbor x Cia. do Terno/Romaço/Joinville.
Curiosidades da rodada 5 do NBB
Vivo/Franca x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio Pedrocão, Franca (SP) – Quinta-feira – 06/12, 20h00
Iguais
As duas equipes já se enfrentaram duas vezes no NBB, com uma vitória para cada lado.
Vice-líder
O Franca começou o campeonato com derrota em casa para Brasília, mas depois disso, emplacou uma sequencia de três vitórias consecutivas e já é o vice-líder do NBB em aproveitamento.
Reencontro
O ala/pivô Wanderson, do Tijuca, enfrentará seu ex-time.
Lucas “multiplicador” Mariano
O jovem pivô de Franca, Lucas Mariano, vêm sendo um dos destaques da equipe na competição, em uma temporada de evolução. Esse é o melhor desempenho do atleta na carreira no NBB, triplicando média de pontos (14,2) e minutos (27,3) e quintuplicando média de rebotes (6) em relação à temporada passada.
Quase o triplo
Comparando com a temporada passada, o ala Jhonatan quase triplicou a média de pontos. De seis pontos por jogo, passou para 16.
Último confronto
Na temporada passada, Franca venceu o Tijuca em casa por 94 a 82.
Icatu/Minas x Suzano/Cesumar/Campestre – Arena Vivo, Belo Horizonte (MG) – Quinta-feira – 06/12, 20h00
Nunca frente à frente
Pelo fato de o Suzano ser estreante no NBB, as duas equipes nunca se enfrentaram na competição.
Em busca da primeira
Junto com o Basquete Cearense, o Suzano ainda não venceu nenhuma partida na temporada 2012/2013 do NBB.
Novo no pedaço
Nesta semana, o Suzano anunciou mais uma contratação para a temporada 2012/2013. Trata-se do pivô Alex Passilongo, que atuou pela equipe de Bauru na quarta edição do NBB.
Mais pontos
O ala Betinho tem sua melhor média de pontos no NBB até agora nesta temporada: 18 pontos por partida.
Vila Velha/Garoto/UVV x Palmeiras – Ginásio Tartarugão, Vila Velha (ES) – Quinta-feira – 06/12, 20h00
Confiante
O armador norte-americano do Vila Velha, Jay Parker, é o jogador que mais arremessou bolas de três pontos até agora no torneio, com 36 tiros em quatro jogos, acertando 12 cestas, com aproveitamento de 33,3%.
Velho conhecido
Daniel Wattfy, técnico do Vila Velha, já foi treinador do Palmeiras no NBB 2, em uma parceria entre o clube paulista e o Araraquara.
Melhor do que nunca
A temporada começou de forma muito animadora para o ala/pivô Tiagão. O destaque do Palmeiras nunca teve médias tão altas em sua carreira: 22,5 pontos, oito rebotes, três tocos e 37,5 minutos por jogo.
Novo confronto
O Palmeiras é um estreante no NBB, portanto, os dois times nunca se enfrentaram na história do torneio.
São José/Unimed x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio Lineu de Moura, São José dos Campos (SP) – Quinta-feira – 06/12, 20h00
Superioridade joseense
Na história do confronto no NBB, aconteceram 11 jogos, com oito vitórias para São José e três para Limeira. O último jogo foi realizado em Limeira, com vitória dos visitantes por 83 a 71.
Playoff paulista
As equipes se enfrentaram nas oitavas de final da temporada 2010/2011 do NBB. O São José levou a melhor na série por 3 a 2.
400 entregas
É só o armador do São José, Luiz Felipe, dar um passe perfeito que ele completará 400 assistências no NBB.
699+1 = 700
Essa é a soma que o ala/pivô Jefferson, do São José, tem de fazer ao pegar apenas mais um rebote na partida desta quinta-feira e alcançar a marca de 700 rebotes na história da competição.
Dúvida norte-americana
Talvez o time de Limeira não possa contar com o ala norte-americano Omar Carter, autor de 13 pontos na derrota para o Minas. O atleta está com um desconforto muscular na coxa direita e é dúvida para a partida.
Paulistano/Unimed x Pinheiros/SKY – Ginásio Antonio Prado Jr, São Paulo (SP) – Quinta-feira – 06/12, 20h00
Boa vantagem
Em 11 confrontos na história do clássico paulista no NBB, o Pinheiros venceu nove partidas, perdendo apenas duas para o Paulistano.
Três boas lembranças fora de casa…
O Pinheiros venceu os últimos três jogos disputados no ginásio do Paulistano no NBB.
…Mas a última lembrança em casa não foi boa
Entretanto, na temporada passada, o Paulistano venceu o Pinheiros, fora de casa, por 87 a 82.
O time a ser batido
O Paulistano é o líder da temporada 2012/2013 do NBB, com 100% de aproveitamento, quatro jogos e quatro vitórias, o time mais eficiente da competição.
2.000
Se fizer 17 pontos, o armador Manteguinha pode chegar à marca de 2.000 pontos no NBB.
Roubo nº 200
O norte-americano Shamell pode chegar a 200 roubos de bola no NBB se conseguir três desarmes.
400
É o número de rebotes que o pivô André Bambu pode alcançar ao pegar sete rebotes.
Mogi das Cruzes/Helbor x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio Professor Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Quinta-feira – 06/12, 20h00
Senhor duplo-duplo
Além do pivô Olivinha, que só jogou uma vez pelo Flamengo, o pivô do Mogi, Babby, é o único jogador do NBB com média de duplo-duplo, com 15 pontos e 10,3 rebotes por partida.
Faíscas no garrafão
A partida marcará o duelo entre o atleta com maior número total de rebotes, Ricardo Probst (33), e o de maior média, Babby (10,3 rebotes por jogo).
Calibrado
Com 71% de aproveitamento nos arremessos de três pontos, o armador argentino do Mogi das Cruzes, Cortés, é o atleta com maior média nos tiros longos.
Primeiro confronto
As duas equipes nunca se enfrentaram na competição, pelo fato de Mogi das Cruzes ser uma equipe estreante no NBB.
SKY/Basquete Cearense x LSB-Liga Sorocabana de Basquete – Ginásio da UNIFOR, Fortaleza (CE) – Quinta-feira – 06/12, 21h00
Seja bem vindo ao NBB, Nordeste
Será o primeiro jogo em toda a história da competição na região Nordeste do Brasil.
Querendo o primeiro triunfo
Ao lado do Suzano, o Basquete Cearense ainda não venceu na temporada 2012/2013 do NBB.
Estreias
Os estrangeiros contratados pelo Basquete Cearense, o sérvio Radovan Dragovic e o norte-americano Bernard Robinson, estarão à disposição do técnico Alberto Bial.
41 anos e 600 rebotes
O experiente ala/pivô Rogério Klafke pode atingir a marca de 600 rebotes se pegar mais quatro.
Felipe é 100!
No jogo desta quinta-feira contra a Liga Sorocabana, o ala/pivô Felipe, do Basquete Cearense, completará 100 jogos no NBB.