Comissão de Cultura do IQSC-USP cria Biblioteca Livre
A terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, divulgada em março de 2012, revelou que o hábito de leitura entre os brasileiros está diminuindo.
De 4,7 livros por habitante/ano em 2007, caiu para 4,0 livros por habitante/ano em 2011. A falta de tempo foi apontada, pelos entrevistados, como a principal razão para estar lendo menos, entretanto a leitura por prazer aumentou em relação a 2007 (subiu de 70% para 75%). Em escala decrescente, a região Sudeste ocupou o penúltimo lugar na relação leitores/ano.
Amante da leitura, a professora Maria Teresa do Prado Gambardella, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Química de São Carlos – USP, organizou a primeira Biblioteca Livre no Campus de São Carlos. O objetivo é incentivar a leitura.
Inaugurada nesta quinta-feira, 6, com palestra do escritor Antonio Fais e a presença do escritor Adilson Marques, a Biblioteca Livre do IQSC-USP contempla vários estilos literários; seu acervo está constituído por doações.
Sem necessidade de empréstimo formal ou compromisso com prazo, a única regra é a devolução do livro na estante após a leitura, para que outros possam desfrutá-lo, afirma a professora Maria Teresa. A Biblioteca Livre do IQSC está localizada no saguão térreo do edifício Q5 do Instituto. O local foi escolhido por ser de fácil acesso, além de concentrar as salas de aula do Instituto, caminho dos alunos.
Na inauguração, o escritor Antonio Fais afirmou ser uma iniciativa muito importante pois a leitura é fundamental para uma boa redação. Nainauguração, haviam 35 livros disponíveis. Ao final do dia, com as doações recebidas, eram 96 títulos.
A Biblioteca Livre do IQSC-USP aceita doações, que podem ser feitas no próprio edifício Q5, em caixa que permanecerá ao lado da estante. Solicita-se apenas que o doador se identifique, para registro no acervo.