25 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Pai e filho apitam juntos em Bauru

Pai e filho apitam juntos em Bauru

19/12/2012 20h26 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Pai e filho apitam juntos em Bauru

O Natal está chegando, boa época para reunir a família e celebrar a união com quem mais se ama. No NBB, não será diferente, mas dessa vez, a parceria familiar virá do trio de arbitragem. Pela primeira vez, pai e filho apitarão uma partida juntos: Fernando Serpa e Bruno da Costa Oliveira farão parte do trio de arbitragem do confronto entre Paschoalotto/Bauru e Tijuca/Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 20, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, a partir das 20h, em partida válida pela nona rodada da competição.

 

“É uma emoção muito grande, é a primeira vez que isso acontece no Brasil. Ele está iniciando a carreira a nível nacional, e sem dúvidas, vai se tornar um grande profissional. A mãe também é árbitra, então ele sempre nos acompanhou e foi gostando”, disse Fernando Serpa.

“É um momento único, muito legal. É algo muito bom apitar com os dois porque existe um entrosamento muito grande. Recentemente apitamos a final dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul e acho que fomos muito bem”, comentou o filho, Bruno.

Já houve casos de pais e filhos juntos em quadra, como Hélio Rubens e Helinho, sempre juntos no Vivo/Franca, e hoje, no Unitri/Universo; o técnico Raul Togni e seu filho, Raulzinho, no Minas Tênis Clube; e também Oscar Schmidt, o “Mão Santa”, e seu Felipe Schmidt jogando juntos no Flamengo. Mas no apito, é a primeira vez.

“Acompanhei muito eles em todos os jogos. Minha mãe é minha professora e meu pai, o meu ídolo. Eu me espelho muito nos dois, mas é ele que apita a Liga Nacional e procuro seguir mais seus passos”, confessou Bruno.

Fernando Serpa ainda contou como o filho começou a se interessar pelo mundo do apito: “O Bruno jogou basquete até os 15, quando ele acabou o ensino médio. Eu ia ter um curso de arbitragem e ele simplesmente me perguntou como fazia para participar. A partir daí, gostou e foi se profissionalizando. Mas isso sempre partiu dele”, falou o pai.

É o primeiro ano de Bruno no NBB, mas ele já sonha alto e quer se tornar árbitro internacional: “Mesmo com o suporte que tenho dos meus pais, do Ávila e do Piovesan, não dá para ficar tranquilo. Espero ser aprovado porque é meu sonho pegar o carnê da FIBA”, declarou.

“Eu espero que possamos fazer uma grande arbitragem, porque além de filho, ele é meu grande amigo, isso é o mais importante na nossa relação, nos damos muito bem. Ele já apitou um jogo esse ano e já é um grande árbitro”, finalizou Fernando Serpa.

 

Reedição de uma final

Uma semana depois da última partida da final do Campeonato Paulista, São José e Pinheiros/SKY voltarão a se encontrar, desta vez pelo NBB 2012/2013. O confronto entre joseenses, que levaram a melhor e se sagraram campeões estaduais, e os pinheirenses acontecerá nesta quinta-feira (20/12), no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, às 20h, válido pela nona rodada da competição.

Se a partida mais recente entre as equipes valia título, a próxima também tem o que ser colocado em disputa. São José e Pinheiros lutam para se aproximar dos líderes. O time mandante tem cinco vitórias em sete confrontos, garantindo a quarta colocação em aproveitamento, empatado com o Unitri/Universo. Já o visitante ganhou o mesmo número de jogos, mas com um disputado a menos, dando a terceira posição em aproveitamento na tabela.

Após a final do Paulista, São José e Pinheiros jogaram três vezes pelo NBB. A equipe do interior paulista venceu duas e perdeu uma, enquanto o time da capital do estado de São Paulo ganhou as três partidas.

Para o técnico do Pinheiros, Claudio Mortari, o confronto com o São José já virou um clássico do basquete paulista e nacional. “Sempre que nos enfrentamos são partidas duras, decididas nos minutos finais e sempre equilibradas. Eles ganharam o Paulista em cima da gente, mas o momento agora é outro. Estamos embalados pelas nossas vitórias consecutivas, mas eles têm um grande elenco, e sem dúvida será mais um confronto muito difícil”, comentou.

Já o São José tenta se recuperar do desgaste causado pelos seguidos jogos nos últimos dias, todos de alto nível, que exigiram bastante da preparação do elenco joseense. “Estamos mais descansando do que treinando, para recuperar o máximo possível a nossa forma física. São duas equipes na mesma condição, brigando na parte de cima da tabela. Vai ser um jogo muito equilibrado, assim como foi na final do Campeonato Paulista”, falou o treinador do atual campeão paulista, Régis Marrelli.

 

A nona rodada do NBB 2012/2013 ainda terá os seguintes jogos: Unitri/Universo x Palmeiras, Uniceub/BRB/Brasília x Winner/Kabum/Limeira, LSB – Liga Sorocabana de Basquete x Flamengo, Vivo/Franca x Suzano/Cesumar/Campestre, Mogi das Cruzes/Helbor x Paulistano/Unimed, Vila Velha/Garoto/UVV x Icatu/Minas, SKY/Basquete Cearense x Cia. do Terno/Romaço/Joinville

 

Curiosidades da rodada 9

 

Confronto nº1

É a primeira vez que essas equipes se enfrentam no NBB, pelo fato do Palmeiras ser um estreante na competição.

 

São os segundos

O Uberlândia é o segundo time que mais dá assistências na temporada, com média de 17,29 passes perfeitos por partida.

 

800

É só Gruber, do Uberlândia, fazer apenas um ponto ele chegará à marca de 800 pontos no NBB.

 

Uniceub/BRB/Brasília x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) – Quinta – dia 20/12, 19h30

 

Primeira

Essa será a primeira vez que os atuais tricampeões do NBB, Brasília, jogarão em casa.

 

Superioridade

O confronto já aconteceu seis vezes na história, com quatro vitórias para Brasília e duas para Limeira.

 

Velho conhecido

Nezinho é um velho conhecido da torcida de Limeira, pois conquistou o Campeonato Paulista pela equipe em 2008/2009. Além disso, seu primeiro NBB também foi defendendo as cores limeirenses, na primeira edição do torneio.

 

Rei do garrafão

Guilherme Giovannoni é o reboteiro do campeonato, com média de 11,3 rebotes por partida. Na partida anterior do Brasília, contra o Tijuca, ele bateu o recorde de rebotes em uma partida só da temporada, onde pegou 18 rebotes.

 

1.500, Diego

Ao fazer 10 pontos nesta partida, o ala Diego, do Limeira, atingirá a marca de 1.500 pontos no NBB.

 

Bom ataque

Apesar de ocupar a 12ª posição no campeonato, Limeira tem o 4º melhor ataque da temporada, com média de 83,6.

 

Time de garçons

Limeira é o time que mais dá assistências na temporada. A equipe do interior paulista está com média de 17,7 por jogo.

 

Gatilho afiado

A equipe de Limeira têm a maior média de bolas de três certas da temporada: 11,5 por jogo.

 

Último confronto

Foi na temporada passada, Brasília levou a melhor, fora de casa, por 83 x 77.

 

Pressão que vira motivação

“Enfrentar o Brasília fora de casa não é uma tarefa fácil, mas um jogo com esse peso entusiasma ainda mais e nos faz crescer como equipe”, disse o armador do Limeira, Helio

 

Paschoalotto/Bauru x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – Quinta – dia 20/12, 20h

 

Só fora

Todas as vitórias de Bauru na temporada foram fora de casa, o time ainda não venceu jogando no Ginásio Panela de Pressão.

 

Invicto

Bauru nunca perdeu para o time carioca, em dois confrontos entre as equipes no NBB, a equipe do interior paulista venceu os dois.

 

Estreia em Bauru

A novidade da partida é o ala Jason Detrick que teve a sua documentação regularizada e está liberado para jogar: “Foi um processo longo para conseguir o visto e fiquei ainda mais animado para jogar. Será meu primeiro jogo pela equipe e a expectativa é muito grande”, declarou Detrick.

 

Pai e filho no apito

O trio de arbitragem desta partida contará com a presença de pai e filho: Fernando Serpa e Bruno da Costa Oliveira.

 

Último confronto

Foi na temporada passada, Bauru venceu em casa por 87 a 81.

 

LSB – Liga Sorocabana x Flamengo – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Quinta – dia 20/12, 20h

 

5.000 rebotes

Ao somar nove rebotes nesta partida, o time do Flamengo chegará à marca de 5.000 rebotes no NBB. Os rubro-negros são o segundo time com mais rebotes na competição.

 

Adversário a ser batido

O Flamengo é o único invicto da temporada 2012/2013 do NBB, cinco jogos e cinco vitórias

 

Para igualar a marca

Se vencer a Liga Sorocabana, será a sexta vitória do Flamengo em seis jogos, fato que igualará a marca do Paulistano atingiu nesta temporada, vencendo os seis primeiros jogos que disputou na temporada.

 

Invicto

O Flamengo nunca perdeu para a Liga Sorocabana no NBB. Em dois confrontos, duas vitórias dos rubro-negros.

 

Marquinhos lance-livre

O ala do Flamengo tem a maior média de lances livres convertidos da temporada, com 7,6 por jogo.

 

Último confronto

Na temporada passada, o Flamengo conseguiu uma vitória sofrida, fora de casa, por 71 a 70.

 

Palavra do técnico invicto

“Nosso time vem de uma seqüência de jogos, em que encontramos algumas dificuldades, mas nos fortalecemos nessas dificuldades. Vejo o Flamengo se firmando e se superando em momentos importantes das partidas. Além disso, em cada confronto, um jogador diferente se destaca, o que mostra que a equipe é forte”, analisou o treinador do Flamengo, José Neto.

 

 

Vivo/Franca x Suzano/Cesumar/Campestre – Ginásio Pedrocão, Franca (SP) – Quinta – dia 20/12, 20h

 

Primeiro encontro

É a primeira vez que estas equipes se enfrentam pelo NBB.

 

Ladrões francanos

O time de Franca possui a maior média de roubos de bola da temporada, com 10 carteiras batidas por partida.

 

Toco garantido

Franca também é o time que mais dá tocos na temporada: 3,38 por partida.

 

Jefferson, o batedor de carteiras

Na rodada passada, contra o Pinheiros, o armador do Suzano, Jefferson Campos, roubou incríveis nove bolas, isso com que ele batesse o recorde do NBB de bolas roubadas em uma partida só, que era de oito. Fato que fez com que ele se tornasse o líder em roubos da temporada.

 

Dois 500 em Suzano

O ala pivô Eric e o armador Jefferson podem atingira a marca de 500 pontos no NBB. Faltam três e quatro pontos para eles, respectivamente.

 

São José/Unimed x Pinheiros/SKY – Ginásio Lineu de Moura, São José dos Campos (SP) – Quinta – dia 20/12, 20h

 

Já valeu título

São José e Pinheiros disputaram a final do Campeonato Paulista por dois anos seguidos. Em 2011, o time da capital levou a melhor, mas neste ano, a equipe do Vale do Paraíba se sagrou saiu vitoriosa.

 

Vantagem

Na história do confronto no NBB, o Pinheiros leva a melhor, com cinco vitórias contra três do São José.

 

Pacotão Paulinho Boracini

Esta, sem dúvidas, é a melhor temporada do armador do Pinheiros.

-Ele é o cestinha do campeonato, com média de 23,6 pontos por jogo.

-O atleta é também o segundo colocado em assistências, com média de 6,5 passes perfeitos por partida.

-Paulinho ainda é o jogador mais eficiente do campeonato: 27,8 por confronto.

 

500 rebounds

É só o norte-americano Shamell pegar quatro rebotes, que ele atingirá a marca de 500 rebotes no NBB.

 

Como de costume…

Fúlvio é o líder de assistências da temporada, com média de 7,8 passes perfeitos por partida.

 

Último confronto

Foi na temporada passada, o São José venceu em casa, por 66 a 64.

 

Mogi das Cruzes/Helbor x Paulistano/Unimed – Ginásio Panela de Pressão – Quinta – dia 20/12, 20h

 

Conhecem bem

Os atletas do Mogi das Cruzes, Thomas Gehrke, Guilherme Filipin, Vinícius e o pivô Babby, já defenderam as cores do Paulistano.

 

Filipin é 1.000

Se fizer 13 pontos, Filipin chegará à marca de 1.000 pontos no NBB.

 

600

O ala/pivô Thomas Gehrke atingir 600 pontos no NBB se fizer seis.

 

Garrafão de respeito

O Paulistano é o time com a melhor média de rebotes da temporada: 37,7 por partida.

 

Eficiência é uma virtude

Reflexo da boa campanha, a equipe da capital paulista ainda é a mais eficiente do campeonato, com média de 105,8 por confronto.

 

 

Vila Velha/Garoto/UVV x Icatu/Minas – Ginásio “Tartarugão”, Vila Velha – Quinta – dia 20/12, 20h

 

Sexto jogador

A torcida do Vila Velha tem sido um fator importante nos jogos da equipe no NBB. Até agora, a média de presença de público nas partidas no Espírito Santos é de 1.500 pessoas.

 

Invencibilidade mineira

As equipes já se enfrentaram oito vezes no NBB, com 100% de aproveitamento do Minas: oito vitórias.

 

Com moral

Na rodada passada, o Vila Velha venceu ninguém mais ninguém menos que o líder em pontos da temporada, Paulistano, fora de casa.

 

Confiança no gatilho

O Vila Velha tem média de nove bolas de três convertidas por partidas, a quarta melhor do campeonato.

 

500

É o número de pontos que o pivô do Minas, Ansaloni, pode chegar no NBB ao anotar oito tentos.

 

300 passes perfeitos

Ao dar uma assistência, Alexandre Pinheiro, do Vila Velha, pode atingir a marca de 300 no NBB.

 

Idas e vindas

O Vila Velha não contará com o pivô Rodrigo, lesionado no jogo contra o Pinheiros, mas contará com o retorno do pivô Wellington Alvarenga, recuperado de uma lesão na lombar.

 

SKY/Basquete Cearense x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio da UNIFOR – Quinta – dia 20/12, 21h

 

Primeiro encontro

É a primeira vez que as duas equipes se enfrentam no NBB, pelo fato do Basquete Cearense ser um estreante.

 

Velho conhecido

O ala/armador do Basquete Cearense, André Góes, jogou todas as cinco temporadas do NBB, em três delas, defendeu as cores de Joinville.

 

Vice-ladrões

O Joinville é o segundo colocado em roubos de bola na temporada. Os catarinenses tem média de 9,6 roubos por jogo.

 

Por um Reveillon feliz no Ceará

“Nosso objetivo é claro: vencer as duas partidas em casa. Com isso, entrar em 2013 mais motivados e em busca de melhores resultados”, declarou o técnico do Basquete Cearense, Alberto Bial.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x