São José e Paulistano disputam vice-liderança
Em partida válida pela décima rodada da temporada, a última do ano de 2012, São José/Unimed e Paulistano/Unimed se enfrentam no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, no duelo de equipes empatadas na vice-liderança do NBB. Outro fato marcante neste confronto é que o Paulistano pode chegar à marca de 10.000 pontos na história da principal competição do basquete nacional — faltam 47 para este feito se concretizar. O jogo será realizado neste sábado, 22, a partir das 16h.
Apesar de terem campanhas semelhantes, a situação dos joseenses é um pouco mais cômoda do que a do Paulistano. Além de ter conquistado o Campeonato Paulista recentemente, o São José vem de três vitórias consecutivas na temporada. Mas a equipe do interior paulista sofre por causa do cansaço causado pela grande maratona de jogos que o elenco enfrentou.
“Esta parada para o Natal será essencial para nós nos recuperarmos 100%. O ano está muito pesado para nós, agora estamos nos recuperando fisicamente, estávamos muito cansados. Alguns jogadores estão voltando agora de lesão, e isso será bom”, comentou o ala Dedé, do São José.
Mesmo com o cansaço, Dedé ainda quer tirar o último suspiro da equipe para conseguir uma vitória no jogo final de 2012. “A partida contra o Paulistano será dura, mas qualquer esforço é válido agora no fim do ano para conseguirmos as vitórias e ficarmos bem no campeonato”, completou.
Uma curiosidade que pode favorecer os joseenses é o fato de a equipe nunca ter perdido para o Paulistano jogando em casa em duelos válidos pelo NBB.
Já o Paulistano vem de duas derrotas nas duas últimas rodadas do NBB, para Vila Velha, em casa, e para Mogi das Cruzes, fora. Apesar dos resultados negativos, a equipe ainda é vice-líder da competição, empatada com São José e Uberlândia.
“A gente conversou sobre o último jogo, colocamos na nossa cabeça que precisamos retomar a nossa boa campanha. Temos de voltar com defesa forte e com certeza vamos buscar a vitória contra a forte equipe do São José”, declarou o armador do Paulistano, Manteguinha.
Destaque do Paulistano com média de 16,5 pontos por jogo, Manteguinha ainda falou sobre sua adaptação e sua boa temporada na equipe paulista: “Eu me adaptei bem, é um time que joga em conjunto, o forte do time é o jogo coletivo. Quando encaixamos bem a nossa defesa, fica bem melhor para jogar”, explicou.
A décima rodada do NBB 2012/2013 ainda terá os seguintes jogos: Uniceub/BRB/Brasília x Cia. do Terno/Romaço/Joinville, LSB – Liga Sorocabana de Basquete x Tijuca/Rio de Janeiro, Paschoalotto/Bauru x Flamengo, SKY/Basquete Cearense x Winner/Kabum/Limeira, Unitri/Universo x Suzano/Cesumar/Campestre, Vivo/Franca x Palmeiras, Mogi das Cruzes/Helbor x Pinheiros/SKY.
Curiosidades da rodada 10
Uniceub/BRB/Brasília (8º, 5j / 3v / 2d) x Cia. do Terno/Romaço/Joinville (11º, 9j / 4v / 5d) – Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) – Sábado, dia 22/12, 11h
Cestinha…
O armador Nezinho, do Brasília, é até agora o cestinha do campeonato, com média de 23 pontos por partida.
…E perto dos 2.000
Nessa média, pode ser que Nezinho chegue à marca de 2.000 pontos neste jogo. Faltam 22 para isso.
Catarinenses sabem defender
O time de Joinville rouba 9,5 bolas e dá 2,7 tocos por jogo, segundo colocado no ranking dos dois fundamentos.
Eficiência
O ala/pivô Guilherme Giovannoni, do Brasília, é o jogador mais eficiente do NBB até agora, com 25,75.
Confronto dos tabus
Brasília e Joinville já se enfrentaram oito vezes na história do NBB. Nos três primeiros jogos, deu Joinville. Mas depois, só houve vitórias do Brasília, que está há cinco partidas sem perder para os catarinenses.
Último confronto
O Brasília venceu o Joinville na última partida entre as duas equipes pelo NBB por 100 a 83, jogando em casa, no segundo turno da fase de classificação da temporada 2011/2012.
São José/Unimed (4º, 8j / 6v / 2d) x Paulistano/Unimed (2º, 8j / 6v / 2d) – Ginásio Lineu de Moura, São José dos Campos (SP) – Sábado, dia 22/12, 16h00 (SPORTV)
10 mil pontos
O Paulistano deve chegar aos 10 mil pontos no NBB nesta partida. Só faltam 47 para este feito histórico.
Fator São José dos Campos
O São José nunca foi derrotado pelo Paulistano jogando em casa em partidas do NBB.
Garçom mais do que conhecido
Não é nenhuma novidade ver que o armador Fúlvio, do São José, é o líder de assistências até o momento no NBB 2012/2013, com 7,8 assistências por jogo.
De alto a baixo
Depois de vencer seis partidas consecutivas no início do NBB, o Paulistano começou a viver um pequeno jejum, ao perder os dois últimos jogos (Vila Velha em casa e Mogi das Cruzes fora de casa).
Garrafão de respeito
O Paulistano é o time com a melhor média de rebotes da temporada: 36,6 por partida.
Último confronto
O São José superou o Paulistano no último duelo entre as duas equipes pelo NBB por 75 a 64, jogando em casa, no segundo turno da fase de classificação da temporada 2011/2012.
LSB – Liga Sorocabana de Basquete (17º, 7j / 1v / 6d) x Tijuca/Rio de Janeiro (18º, 9j / 1v / 8d) – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Sábado, dia 22/12, 17h00
No Z-2
No momento, Liga Sorocabana e Tijuca são os dois últimos colocados na classificação e estariam no quadrangular com os dois primeiros da Super Copa Brasil para definir as duas últimas vagas para o NBB 2013/2014.
Caminho semelhante
Liga Sorocabana e Tijuca chegaram ao NBB na temporada passada pela mesma forma: chegando à final da Super Copa Brasil de 2011. Os cariocas ficaram com o título naquela oportunidade.
Alguém voltará a vencer
Liga Sorocabana e Tijuca são duas equipes que não estão em um bom momento no NBB. Os paulistas não ganham há três jogos, enquanto os cariocas não sabem o que é vitória há seis partidas. A má fase de um dos times vai acabar.
100 jogos
Contra a Liga Sorocabana, o armador Bruninho, do Tijuca, fará sua centésima partida em edições do NBB.
Último confronto
A Liga Sorocabana bateu o Tijuca no confronto mais recente entre os dois times pelo NBB por 88 a 74, jogando em casa, no segundo turno da fase de classificação da temporada 2011/2012.
Paschoalotto/Bauru (10º, 7j / 4v / 3d) x Flamengo (1º, 6j / 6v / 0d) – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – Sábado, dia 22/12, 18h00
Superando recordes
Se vencer, o Flamengo passará a ter o segundo melhor início de temporada da história do NBB, com sete vitórias em sete jogos. O melhor é do Brasília, com oito triunfos seguidos no começo da edição 2009/2010.
Fim da maldição caseira
Com a vitória sobre Tijuca, o Bauru finalmente venceu uma partida jogando no Ginásio Panela de Pressão. A equipe paulista tinha perdido os dois jogos que tinha feito em casa.
Duplo-duplo até nas estatísticas
O ala/pivô Olivinha, do Flamengo, é o jogador que mais teve duplo-duplos no campeonato até o momento, com quatro. Mas o desempenho do jogador é tão impressionante que chega a atingir dois dígitos na média de dois fundamentos: 16 pontos e 10,1 rebotes (líder no fundamento) por partida.
100 jogos
Contra o Flamengo, o pivô norte-americano Jeff Agba fará sua centésima partida em edições do NBB.
Muitas vitórias rubro-negras
O Flamengo tem ampla vantagem sobre o Bauru na história de confrontos no NBB: 10 a 2.
Tabu
O Flamengo venceu os últimos cinco jogos disputados contra o Bauru no NBB.
Playoffs
Flamengo e Bauru se enfrentaram nas quartas de final da temporada 2010/2011. Os paulistas venceram o primeiro jogo (que, aliás, foi a última vitória dos bauruenses sobre os cariocas no NBB), mas depois os rubro-negros ganharam as três partidas seguintes e se classificaram para as semifinais.
Último confronto
O Flamengo venceu o Bauru por 83 a 81, fora de casa, no segundo turno da fase de classificação da temporada 2011/2012.
SKY/Basquete Cearense (9º, 7j / 4v / 3d) x Winner/Kabum/Limeira (12º, 9j / 3v / 6d) – Ginásio da UNIFOR, Fortaleza (CE) – Sábado, dia 22/12, 19h00 (Horário de Brasília)
Caldeirão do Nordeste
O Limeira terá um grande desafio, já que o Basquete Cearense está invicto jogando em casa após três partidas disputadas em Fortaleza.
Perto dos 1.000
Faltam 13 pontos para que o armador dominicano Ronald Ramón, do Limeira, alcance a marca de 1.000 pontos no NBB, no 72º jogo dele na competição.
150 jogos
Contra o Limeira, o ala/armador André Goes, do Basquete Cearense, fará sua centésima partida em edições do NBB.
Toco cearense
O Basquete Cearense é o quinto time que mais dá tocos no NBB 2012/2013. São 2,57 por jogo.
Só vale de longe
O Limeira é um dos times que mais arriscam arremessos da linha dos três pontos, por volta de 28 tentativas por jogo. Dessas, a equipe acerta em média 11, aproveitamento de aproximadamente 40%.
100 assistências
O ala/pivô Leandro, do Limeira, deu uma assistência no jogo contra o Brasília, na rodada passada, e chegou à marca centenária no fundamento na carreira no NBB.
Afiado no passe
O Limeira também é a equipe que mais dá assistências por partida. A média dos paulistas na temporada é até agora de 17,7/jogo.
Unitri/Universo (3º, 8j / 6v / 2d) x Suzano/Cesumar/Campestre (16º, 8j / 2v / 6d) – Ginásio Homero Santos, Uberlândia (MG) – Sábado, dia 22/12, 19h00
Afiado no passe 2
O Limeira pode ser o time dos garçons, mas o Uberlândia não está muito atrás. Os mineiros estão em segundo no ranking de assistências, com 17,6 por jogo.
Terror dos debutantes
O Uberlândia não tem dado moleza para os estreantes do NBB jogando em casa. Basquete Cearense e Palmeiras não resistiram à força dos mineiros atuando no Ginásio Homero Santos.
Forte defesa
O Suzano não está em uma boa posição no campeonato, mas tem uma defesa que aperta bastante os ataques adversários. A equipe paulista é a quarta no ranking de roubos de bola (8,3 por partida) e tocos (2,6 por jogo).
Pega, ladrão!
Cuidado com o armador Jefferson Campos, do Suzano, o maior batedor de carteiras do NBB 2012/2013. O jogador é o primeiro colocado entre os que mais roubam bolas: 2,8 por jogo.
Vivo/Franca (6º, 9j / 6v / 3d) x Palmeiras (15º, 7j / 2v / 5d) – Ginásio Pedrocão, Franca (SP) – Sábado, dia 22/12, 19h00
Recorde de enterradas
O pivô Douglas Kurtz faz sua primeira temporada no NBB e já entrou na história da competição ao fazer sete enterradas no jogo contra o Suzano, na rodada passada. Nunca um jogador deu tantas enterradas em uma partida do campeonato. Detalhe: todas foram no último quarto.
Defesa agressiva
Nenhum time roubou mais bolas e deu mais tocos do que o Franca. O tradicional time paulista recupera 10,6 bolas e dá 3,2 tocos por partida.
Entre os cestinhas
Atuando pelo NBB pela primeira vez na carreira, o armador norte-americano Caleb Brown, do Palmeiras, continua aparecendo com destaque. O atleta é o quinto maior cestinha da temporada, com 19,2 pontos por confronto.
100 assistências
Acostumado a brigar pela bola no garrafão, o pivô Tiagão, do Palmeiras, deu uma assistência no jogo contra o Uberlândia, na rodada passada, e chegou à marca centenária no fundamento na carreira no NBB.
Mogi das Cruzes/Helbor (12º, 9j / 3v / 6d) x Pinheiros/SKY (5º, 7j / 5v / 2d) – Ginásio Professor Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado, dia 22/12, 19h00
Reencontro
O armador Gustavinho e o pivô Thomas, do Mogi das Cruzes, disputaram o NBB 2010/2011 pelo Pinheiros.
Filipin é 1.000
Se fizer mais quatro pontos, o ala Filipin chegará à marca de 1.000 pontos no NBB.
Força ofensiva
O Pinheiros tem o melhor ataque da competição, com 89,8 pontos por partida.
500 rebounds
É só o norte-americano Shamell pegar mais um rebote contra o Mogi das Cruzes que atingirá a marca de 500 rebotes no NBB.
Top 2
O armador Paulinho, do Pinheiros, é o segundo colocado no ranking de três fundamentos: pontos (22,4 por jogo), assistências (6,1/jogo) e eficiência (25,5/jogo).