Saiba como usar o novo sistema de emissão de notas da Prefeitura de São Carlos
Recentemente, sistema foi trocado em virtude do final de contrato com a empresa anterior
A Prefeitura de São Carlos trocou o sistema de emissão de notas fiscais. A mudança foi necessária em virtude o final do contrato com a empresa anterior e, por lei, foi necessário fazer um novo processo licitatório, portanto neste momento o sistema está sendo implantado para uma nova empresa. A atual plataforma, diferente da anterior, agora engloba todos os serviços informatizados da Prefeitura.
No site da Prefeitura, acesse o portal da Nota Fiscal Eletrônica (http://notafiscal.saocarlos.sp.gov.br/) e clique em “Solicitar Acesso”. Em seguida, selecione a opção desejada (se usuário estabelecido dentro ou fora do município) e depois clicar em próximo. Daí basta preencher os campos com CNPJ e demais informações. É importante verificar as informações e preencher os campos obrigatórios. Depois clique em “Solicitar Acesso” e aguarde até aparecer a mensagem de que a solicitação foi feita com sucesso. Os dados de login serão enviados para o e-mail informado.
Para cadastrar tomadores e prestadores, é necessário acessar o sistema com os dados de login. No menu, clique em “Cadastro de tomadores ou prestadores”. A seguir, clique em Criar”. Selecione a opção. Abra a tela de pesquisa, clicando na setinha. Realize a pesquisa informando nome ou CNPJ, clique em pesquisar. O sistema retornará a empresa pesquisada, clique em cima do nome pesquisado e o sistema irá rotular o nome da empresa. Clique em salvar e aguarde a mensagem “Salvo com sucesso”.
Para emitir a Nota Fiscal Eletrônica, basta acessar o sistema com os dados de login. No menu, clicar em “Emissor/Consulta de Notas”. Na sequência, clique em “Emitir Nota Fiscal” e preencha todos os campos da tela. Lembrando que o tomador deve ter sido cadastrado previamente para que ele possa ser selecionado. Após, clique em efetivar emissão e aguarde até o sistema processar e mostrar a mensagem de “Ação Processada”. Para visualizar a nota emitida, basta clicar em “Visualizar Nota”. Para emitir outra nota, clique em “Emitir Nova Nota”.
Acesse o portal da Nota Fiscal e clique em WebService. Neste ambiente, você encontrará informações primordiais para montar os arquivos XML, de acordo com os modelos aceitos pelo sistema. Clique em “Serviços disponibilizados sem a necessidade de autorização”. Nesse menu, clique no segundo tópico, que irá mostrar o modelo do XML que deve ser usado.
Ainda no WebService, clique em “Serviços disponibilizados que requerem autorização”. O primeiro tópico é o serviço de simulação do envio da Nota Fiscal. Realize testes sobre a integração do sistema e a validação do arquivo XML de envio. Vale salientar que este ambiente não realiza a emissão de Notas Fiscais.
No site, há um link com vídeos tutoriais sobre a utilização do sistema, disponível no endereço https://scarlos.giap.com.br/apex/scarlos/f?p=1600:3. As dúvidas também podem ser esclarecidas no SIM (Serviço Integrados do Município) pelos telefones (16) 3362-2960/3362-2961/3362-2967 ou pelos e-mails [email protected], [email protected] ou [email protected].