SOLENIDADE DE PENTECOSTES: Dia da vinda do Espírito Santo
Termo Pentecostes é de origem grega, e significa “cinquenta dias depois”
“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos num só lugar.
De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.
E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.” (Atos dos Apóstolos 2, 1-4)
Pentecostes é uma celebração muito importante do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. É a terceira data mais importante do Ano Litúrgico.
Hoje, cinco de junho, celebramos a descida do Espírito sobre os Apóstolos, a Virgem Maria, algumas mulheres e outros discípulos: essa Solenidade marca o nascimento da Igreja. As preparações populares para esse importante dia começam muito antes e fazem parte não só do nosso calendário, mas da nossa identidade cristã.
São tão variados os modos de se preparar para Pentecostes quanto às pessoas que participam das celebrações, e uma das mais tradicionais no Brasil é a Festa do Divino Espírito Santo.
O culto ao Divino Espírito Santo se deu a data do século XIV, em Portugal. No Brasil, esse momento festivo foi sendo transformado de acordo com os costumes e culturas de cada região, com suas cores e nuances próprias. Ela é uma das devoções populares mais antigas no catolicismo, com suas maiores manifestações em cidades como Pirenópolis (GO) e Paraty (RJ), onde fica nítida a demonstração que o Espirito Santo de Deus congrega todos na comunidade e as famílias se reúnem festejar, seja através de procissões, peregrinações, com músicos e cantores e orações de novena. Vale destacar também a bandeira do Divino que exibe a pomba retratada em diversos estandartes, é levada de casa em casa, visitando os fiéis e difundindo a devoção ao Espírito Divino. O Espírito Santo é apresentado como o Consolador, que infunde o espírito comunitário e a caridade divina na relação entre o Pai e o Filho.
O Espírito Santo é responsável por nos dar seus sete dons: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, conhecimento, piedade e temor de Deus, nos beneficiando e capacitando para assim sermos instrumentos do bom Deus neste mundo.
O significado de Pentecostes
O termo Pentecostes é de origem grega, e significa “cinquenta dias depois”, marcando o final da festa Pascal, de acordo com a doutrina cristã.
No dia de Pentecostes, os apóstolos receberam o Espírito Santo e a partir de então, deram início à divulgação dos ensinamentos divinos a fim de converter as pessoas. A expansão da Igreja é marcada pelo dia de Pentecostes.
O Dia de Pentecostes está descrito no livro de Atos dos Apóstolos, entretanto, no Antigo Testamento, o Pentecostes era celebrado tradicionalmente pelo povo hebraico como Shavuoth, que significa “Semanas”.
Nessa época, o significado desta celebração era agradecer a Deus pela colheita e lembrar do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas (Torah).
“A partir do dia seguinte ao sábado, o dia em que vocês trarão o feixe da oferta ritualmente movida, contém sete semanas completas.
Contém cinquenta dias, até um dia depois do sétimo sábado, e então apresentem uma oferta de cereal novo ao Senhor.” (Levítico 23,15-16)
Como preparação para os festejos do Divino, a Edições CNBB nos trouxe neste ano a “Novena de Pentecostes”, com a intenção de convidar as comunidades a rezar, cantar e experimentar esse tempo de graça, com meditações do Santo Padre o Papa Francisco.
Deus abençoe você!
Missão Consagra-te
Artigo Gisele Botega
Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico
Revisão Pe. Dr. José Edmilson Santos
Dr. em Direito Canônico e Vigário Judicial – Tribunal Eclesiástico de São Carlos