A ideia iniciou-se com uma pesquisa unindo o Depto. de Metalurgia e o Depto. de Física da EESC-USP em 1971. O prof. Dr. Luiz Romariz Duarte, voltando do doutorado nos EUA, traz-me um desafio de pesquisa para uma bolsa da FAPESP na Metalurgia da EESC.
A ponta da cápsula da nave espacial era feita com uma liga de alto níquel. Ao sair do estratosfera, onde se encontra em uma temperatura de -120 graus, entra na atmosfera e com atrito e choques com partículas prótons, elétrons e neutrinos, atinge uma temperatura de mais de 900 graus, começa a resfriar e cai no mar atingindo a temperatura ambiente.
Nestas condições, o material sofre mudanças estruturais que alteram as suas propriedades físicas e mecânicas. O trabalho de pesquisa proposto pelo Prof. Dr. Luiz foi: variação das propriedades da liga Incolloy de -120°C, passando por +900°C e resfriando no mar.
Juntando as capacitações de técnicos do Departamento de Física da USP, da Engenharia Mecânica da EESC, usando uma mistura de nitrogênio líquido mais álcool para atingir a temperatura de -120 graus, o acelerador linear do Depto de Física simulamos as condições pelas quais o material da capsula passa.
Esse trabalho de pesquisa foi apresentado na COPPE-RJ, no primeiro Congresso de Aços Inoxidáveis e ganhou Menção Honrosa pela inovação.
Em 1973, formado na EESC-USP – Mecânica e Metalurgia, através do prof. Levi de Oliveira Bueno, conheci Antônio F. Zanette e juntos formamos a Metalúrgica Altozane Ind. e Com. Ltda. na Rua Ana Prado, 150.
Iniciamos na antiga fábrica de sabão Narvaes, uma pequena fundição de ferro e ligas de bronze e alumínio e fabricação de balanças.
Juntou-se na sociedade Sr. Messias Angelista, em 1975, primo do Antônio Zanette.
Em 1976–1977 fui coordenador do PIEEG – Programa de Integração Empresa-Escola-Governo, juntamente com Vanderlei Belmiro Sverzut, meu ex-professor de eletrônica na EESC.
Em 14 de Janeiro de 1976, reunimos um grupo de empresários e professores da EESC e numa reunião nas salas da UFSCar criamos a ENGEMASA – Engenharia e Materiais Ind. e Comércio Ltda., reunindo como sócios: Metalúrgica Altozane Ltda., Mineração Jundu S/A, Hece Máquinas Indústria e Comércio Ltda., Prof. Geraldo Lombardi e Prof. José Savério Lia.
O capital inicial em dinheiro de hoje foi de R$ 50.000,00 (cinquenta mil), integralizado para R$ 200.000,00 até dezembro de 1976.
Adquirimos um terreno de 20.000m2 na gestão do Prefeito Mário Maffei, no Distrito Industrial Miguel Abdelnur.
Com sua primeira diretoria composta por: Hugo José Policastro, diretor financeiro, Paulo R. Altomani, diretor técnico e Vanderlei B. Sverzut, diretor superintendente, obtivemos empréstimos do BNDES, BADESP, FINEP e apoio do CNPQ e CAPES.
Em 14/06/1978, iniciou a operação da 1ª empresa de alta tecnologia saída dos laboratórios da EESC-USP, Departamento de Física, Metalurgia e da UFSCar. Todo o Projeto de construção civil foi feito pelo Dr. José Roberto Leme de Andrade, e o engenheiro responsável pelas obras foi Mario Humberto Garcia Paredes e o grande mestre de obras Donato Italiano, vindo da CBT para a ENGEMASA. A gerência de pesquisa e desenvolvimento ficou por conta do Dr. Daltro Garcia Pinatti professor da EESC , UNICAMPe FTI- Fundação de Tecnologia Industrial de Lorena ,um dos PhDs mais brilhantes do Brasil. O laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento foi projetado pelo sócio prof .Geraldo Lombardi tendo como colaborador o prof. Dr. Nelson Guedes Alcântara da UFSCar. A gerencia industrial por três décadas foi conduzida pelo Eng. Luiz Antonio Marchiori Ferreira , Engenheiro de Materiais formado pela UFSCar.
Em 1984, pagos os financiamentos, a empresa inicia o Programa de Participação nos Lucros e Resultados, dividindo com os colaboradores uma parcela dos lucros. Esse reconhecimento e valorização do ser humano foi responsável pelo crescimento, envolvimento e comprometimento de cada colaborador com o seu próprio crescimento e o da empresa transformando-a em uma grande família.
Por três vezes premiada como a Melhor Fundição de Inoxidáveis do Brasil pela ABIMAQ–SINDIMAQ, na década de 90 torna-se uma das grandes players mundiais na fabricação de equipamentos para refino de petróleo e indústria petroquímica para o mercado mundial.
Em 2017, por não sentir mais o animus societário, eu e Messias Angelo Feola decidimos deixar a empresa que criamos com tanta dedicação.
Alguns sócios fundadores partiram para um plano superior nesses 50 anos:
Dr.Cid Muniz Barreto, Loui Frederic Guttin (Mineração Jundu); Belmiro Sverzut e Vanderlei B. Sverzut (Hece Máquinas); Antônio F. Zanette e Messias Angelo Feola (Metalúrgica Altozane Ltda).
Nossa gratidão pelo companheirismo e a amizade de tantos anos e sonhos realizados conjuntamente. Aos colaboradores que dedicaram grande parte da sua vida dentro da empresa, tornando-a no que é atualmente nossa eterna gratidão também.
Hoje toneladas das ligas pesquisadas em 1971 na EESC-USP, Depto. de Física e Metalurgia, importadas na época, são produzidas em São Carlos e exportadas para o mundo.
Aos professores Geraldo Lombardi, Rubens Lima Pereira e Luiz Romariz Duarte, minha gratidão por ter colaborado na implantação da semente da ENGEMASA.
Às famílias Lombardi, Sverzut e Zanette que prosseguem na condução da ENGEMASA, meus votos de mais 50 anos de sucessos e realizações.
Engº Paulo R. Altomani
Sócio Fundador e CEO da ENGEMASA ate 2017
Sócio Fundador da FUNDINOX -Metalurgia de Vanguarda Ltda.
