Negócios que mudam vidas
Projeto Alpha Labs Social capacita jovens de Eusébio/CE para atuarem em suas comunidades por meio do empreendedorismo social
Espaço de educação, cultura e arte; atendimentos de saúde; geração de renda para mulheres. Estes são os três projetos em reta final de implantação pelo Alpha Labs Social na cidade de Eusébio, município da região metropolitana de Fortaleza/CE, em programa de empreendedorismo focado em negócios de impacto social, realizado pela Fundação Alphaville em parceria com a Yunus Negócios Sociais.
Três jovens participam desta fase do projeto – iniciado em 2019 e interrompido em função da pandemia do coronavírus -, após terem tido um período de capacitação técnica, reciclagem de aprendizados, atualização de seus projetos e mentorias sobre negócios de impacto e sobre marketing. A última etapa, iniciada este mês, é a de tirar as ideias do papel e colocar os projetos em pé. “Os jovens receberão um incentivo financeiro e, até dezembro, serão acompanhados na aplicação e investimento dessa verba e na prestação de contas sobre o uso valor recebido”, explica Aline Oliveira, Gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville.
A recepcionista Glenda Castro da Silva, 21, desenvolve no Alpha Labs Social seu projeto de geração de renda para mulheres por meio da fabricação de blusas pela técnica tie dye. “É uma arte de tintura e amarração, com muitas cores, e que pode ser uma fonte de renda para as mulheres a partir de suas casas. Estou muito motivada”, conta Glenda, para quem as mentorias oferecidas pela Fundação Alphaville foram muito importantes. “Um aprendizado que abriu minha mente e me ajudou muito a me organizar, a saber o tempo certo para cada coisa e como fazer meu empreendimento sair do papel”, disse, empolgada.
O professor Francisco César Pereira da Silva, 37, quer organizar um espaço de educação, cultura e arte. “Escolhi esse projeto para trabalhar a educação em seus diversos viéses, para além do reforço escolar. O objetivo é proporcionar à comunidade novas formas de educar e de transformar”, explica César, que atua como conselheiro tutelar. Participante ativo dos projetos e cursos oferecidos pela Fundação Alphaville em Eusébio, o professor destaca as metodologias diferenciadas da instituição. “São cursos que nos instigam e nos impulsionam a ser críticos e autores da nossa própria história, impactando positivamente nossa vida e nossa comunidade”, disse César.
Prestar serviços de saúde nas áreas de fisioterapia e massoterapia por meio da criação do ACA – Amigo da Comunidade Ativa, é o projeto de Vitor Lucas Cavalcante Saraiva, 25, que trabalha como fisioterapeuta e massoterapeuta. “A ideia é oferecer atendimento acessível para a população mais carente da comunidade nessas áreas, que não são cobertas pela saúde pública”, pontua Vitor, que viu no programa uma chance de mostrar seu papel na sociedade com seu empreendimento. “Essa é uma oportunidade de ter uma alavanca para colocar minha ideia em prática, com tudo que sonhei e planejei. Minha expectativa é a de melhorar meu negócio, ter uma visão melhor do mercado e o mercado ter uma visão melhor do meu empreendimento”
Ousadia para mudar
Correr atrás de tudo que um empreender exige é o primeiro desafio de quem pretende ter um negócio próprio. Paralelamente, nem sempre ser jovem é sinônimo de portas abertas. “Além das burocracias todas e dos contratempos que surgem, o principal desafio para mim é o fato de as pessoas não acreditarem que o negócio vai dar certo pelo fato de eu ser jovem. Mas o Alpha Labs Social está sendo uma experiência incrível, independentemente de tudo”, diz Glenda Castro da Silva, para quem a parte mais desafiadora é a que começa agora, colocando a mão na massa. “Meu maior nervosismo é ver como tudo vai se desenrolar na prática e poder, no futuro, ver que foi difícil, mas eu consegui”, arremata a participante. “As mentorias e as capacitações ajudaram muito a melhorar nossa visão de empreender e nossa vida pessoal”, emendou Vitor Saraiva.
“O jovem empreendedor na comunidade tem ousado com poucos recursos, depositando o pouco que tem em um sonho que pode mudar não só sua vida ou de sua família, mas de uma população. Desafiador sempre é porque não conhecemos todas as etapas e tem a questão financeira, porque investir sem capital é difícil”, avalia o professor Francisco César Pereira da Silva. “As mentorias foram muito de acordo com nossas realidades, alicerçando nossas ideias para algo mais palpável. Fecho os olhos e já imagino várias crianças e jovens dançando, atuando, criando e recriando novas formas de ver e de mudar o mundo através da educação. Chegar em dezembro apresentando à comunidade um espaço inovador e acolhedor será uma grande realização. Agradeço à Fundação Alphaville por nos ajudar e por incentivar os jovens a realizar esses sonhos” completou César.
Social, sustentável e inovador
As duas mentorias finais oferecidas no Alpha Labs Social foram ministradas por dois ex-educadores da Fundação Alphaville em Eusébio. David Fernandes Abreu, monitor de Negócios, destaca que o principal diferencial do projeto é o olhar para a comunidade a partir da comunidade, e não apesar da comunidade. “A grande vantagem do programa é estarmos em casa, próximos uns dos outros, e conhecermos nosso ambiente de ação. Isso facilita os ajustes de rota e conseguimos estar presentes nos espaços dos jovens, respirar a ideia deles junto com eles e ajudá-los a construir a base do negócio social”, atesta David Abreu, atualmente trabalhando para uma multinacional.
O gerente de marketing Pedro Henrique Dias Ferreira, monitor de Marketing, ressalta que “o empreendedorismo social e digital são os principais destaques do Alpha Labs Social, porque “empreender de forma social e sustentável em comunidades com pouca perspectiva de futuro é, de cara, inovador. E empreender em meio às incertezas do cenário socioeconômico brasileiro é incrivelmente corajoso”.
“O projeto se configurou como uma forma de gerar inclusão produtiva e renda. Escolhemos Eusébio por ser o principal polo de realização do Programa Jovem Sustentável, onde os participantes são treinados para ter um olhar mais apurado para suas realidades”, sublinha Graça Rodrigues, Especialista em Projetos Sociais da Fundação Alphaville, e responsável pelo projeto. “Somente no município de Eusébio, o projeto atendeu cerca de 3500 jovens nos 12 anos em que permaneceu ativo. Diante dos excelentes resultados, o Programa está em fase de implantação em outros Estados do país”, revela Graça.
“O apoio da Fundação em identificar e capacitar jovens que almejam empreender em suas comunidades e fornecer a eles ferramentas de apoio para seu desenvolvimento, é de grande valor. E é a maneira mais clara de mostrar para a sociedade que dá para sonhar e fazer acontecer”, finalizou o mentor Pedro Henrique Ferreira.
Sobre a Fundação Alphaville
Sediada em São Paulo, mas com atuação em 23 Estados, a Fundação Alphaville – braço social da Alphaville Urbanismo -, possui 22 anos de trabalhos realizados junto a comunidades em situação de desfavorecimento social e econômico, seja em áreas próximas aos investimentos de empresa ou não, a partir do estímulo ao protagonismo social. Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a Fundação soma mais de 270 projetos implantados, que beneficiaram mais de 660 mil pessoas em todo o Brasil.