Candidatura olímpica de Istambul revela patrocínios de US$ 20 mi
Os organizadores da candidatura de Istambul a sede da Olimpíada de 2020 divulgaram nesta segunda-feira, 21, patrocínios de 20 milhões de dólares com sete grandes empresas turcas, numa manobra para tentar transformar o crescente poderio econômico da Turquia em um trunfo da campanha.
A empresa aérea Turkish Airlines, a Koc Holding e a operadora de telefonia celular Turckell estão entre as companhias que patrocinam a candidatura de Istambul. Os outros patrocinadores na lista são Uelker, Dogus Group , Digiturk e Sabanci Holding.
Madri e Tóquio são as outras cidades finalistas, numa decisão a ser anunciada em setembro, em Buenos Aires, pelo Comitê Olímpico Internacional.
“Este é o maior investimento do setor privado em qualquer postulação esportiva na história turca”, disse o chefe da candidatura, Hasan Arat, em teleconferência com duas agências internacionais de notícias.
“Isso reflete o notável crescimento econômico da Turquia nos últimos cinco anos.”
Num momento em que a Espanha atravessa uma recessão e corre o risco de precisar de um resgate financeiro internacional, e em que o Japão luta para estimular seu crescimento e deixar para trás uma recessão branda, a Turquia tenta se aproveitar do seu crescimento sólido.
O ministro turco das Finanças, Mehmet Simsek, disse na semana passada que a economia cresceu cerca de 3 por cento no ano passado, bem abaixo do ritmo acelerado dos anos anteriores. Mas uma previsão amparada pelo Banco Mundial aponta para um crescimento de 4 por cento em 2013.
“Se você não tiver uma economia forte, não pode lidar com essa operação, porque é um investimento enorme”, disse Arat.