30 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Dona Graça faz nova promessa que CDHU construirá 146 casas populares

Dona Graça faz nova promessa que CDHU construirá 146 casas populares

Apesar da nova promessa, prefeita não definiu qualquer data para o início das obras e nem os critérios para sorteio dos novos mutuários

07/12/2022 00h08 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Dona Graça faz nova promessa que CDHU construirá 146 casas populares Divulgação

Em resposta ao requerimento 13/2022, do vereador Marcelo Pezão (MDB), que cobrava o pacotão eleitoreiro, a prefeita Dona Graça Zucchi de Moraes (PSDB), prometeu que a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), em parceria com a Prefeitura de Itirapina, construirá 146 casas populares no município. Apesar disso, prefeita não precisou, em sua resposta, a data de início das construções do novo bairro ou como será o processo de sorteio para a definição dos seus moradores ou mutuários, que pagarão as casas em longo prazo e módicas prestações.

De acordo com ela, o Processo Administrativo 1924/2022 desapropria área no Sítio São Sebastião no quilômetro 8 mais 62,78m na rodovia de acesso à SPA 200/310 ao lado do Residencial América com 50 mil metros quadrados para atender à CDHU. Segundo Dona Graça, está em tramitação o Decreto e posterior pagamento do valor orçado por Comissão de Avaliação de Bem Imóvel da Prefeitura de Itirapina com valores baseados em cotação imobiliária.

A prefeita informou que o convênio assinado com a CDHU prevê a construção de 146  unidades habitacionais foi assinado no dia 21 de novembro de 2022 no sistema digital da empresa habitacional e está em processo de tramitação conforme cláusulas descritas no convênio. Um convênio já havia sido assinado entre as partes no dia 29 de junho de 2022 entre as partes, como anunciou a prefeita à época.

“29 de junho de 2022. Uma data que ficará marcada no calendário e no coração dos moradores de Itirapina. Emocionada, a prefeita Maria da Graça Zucchi Moraes, acompanhada do vice- prefeito Antônio Rafael Sanches Lemão, anunciou a assinatura de um convênio junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – empresa do Governo Estadual vinculada à Secretaria da Habitação, para a construção de 142 casas populares”, divulgou a prefeita tucana em site da Prefeitura Municipal de Itirapina.

MAIS DE 50 ANOS

Vinculada à Secretaria da Habitação, a CDHU é o maior agente promotor de moradia popular no Brasil. Com mais de 50 anos de existência, acumula a experiência de quem produziu e comercializou mais de ½ milhão de moradias, das quais 90% financiadas e subsidiadas a famílias com rendimentos inferiores a dois salários mínimos.

Seus esforços estão direcionados a toda a rede de cidades do Estado, o que inclui as aglomerações e os centros urbanos e regiões metropolitanas, promovendo o acesso à moradia de qualidade, ambientalmente saudável, com regularização fundiária e conectada aos serviços e equipamentos essenciais à vida urbana.

A CDHU é uma empresa pública de economia mista, que conta com recursos do Tesouro do Estado (parte 1% do ICMS) e de Recursos Próprios (Carteira de Mutuários). A média de recursos anuais foi de cerca de 1,5 bilhão de reais, dos quais mais de 50% são recursos próprios, graças a um trabalho administrativo e social dos funcionários junto aos mutuários, ao longo de anos, e que vêm dando resultado. Esta realidade contradiz a necessidade de redução de gastos ou de custeio, demitindo funcionários.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x