Quando tudo parecia decidido, a Justiça entrou em campo e mudou o placar. Na manhã desta segunda-feira, 19, a vereadora Bete do Broa (PSD) voltou oficialmente à Câmara Municipal de Itirapina após decisão do juiz Leonardo Christiano Melo, da Comarca local, que suspendeu a cassação do mandato e mandou devolver a cadeira à parlamentar.
A virada veio com a concessão de uma tutela de urgência em uma Ação Anulatória apresentada pela defesa da vereadora. Na prática, o magistrado anulou, de forma provisória, a decisão tomada pelos vereadores no fim do ano passado, quando Bete do Broa havia sido cassada após um processo político-administrativo.
Com a liminar, Bete reassume o cargo imediatamente e volta a participar das sessões, projetos e votações, enquanto a batalha continua agora no campo da Justiça. A decisão ainda não é definitiva, mas garante que ela permaneça no mandato até que o processo seja julgado em definitivo.
A cassação havia causado forte repercussão na cidade e dividido opiniões nos bastidores da política local. Agora, com o retorno da vereadora, o clima promete esquentar novamente na Câmara Municipal.
Procurada, a defesa da parlamentar afirmou que a decisão reconhece possíveis falhas no processo que levou à cassação e reforçou a confiança de que, ao final da ação, o mandato será mantido.
