26 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Qual é a diferença entre roadmap e cronograma?

Qual é a diferença entre roadmap e cronograma?

Uma empresa não funciona sozinha, porém, ao mesmo tempo que as equipes de colaboradores são fundamentais

06/01/2023 07h08 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Qual é a diferença entre roadmap e cronograma?

A gestão de negócios é um tema que sempre está em alta, pois os desafios enfrentados pelos profissionais do ramo são diários e exigem um trabalho árduo para garantir que tudo ocorra como o planejado.

Uma empresa não funciona sozinha, porém, ao mesmo tempo que as equipes de colaboradores são fundamentais para a realização dos processos, coordenar todas as pessoas e etapas dos projetos, não é tarefa fácil.

Isso porque, cada profissional desempenha uma função e tem um ritmo de trabalho diferente. Para que a execução das atividades funcione, é necessário que todos estejam alinhados para atingir as metas e objetivos esperados.

Justamente por essa razão, o uso de ferramentas otimizadoras de gestão são cada vez mais comuns dentro dos ambientes empresariais. Afinal, por que não usar as opções disponíveis para simplificar a rotina?

Entre essas ferramentas estão o roadmap online de projetos e o cronograma, dois auxiliares que podem oferecer mais eficiência no trabalho. A seguir, vamos explicar um pouco sobre cada um e entender quais as principais diferenças.

O que é roadmap de projetos?

Para saber o que se difere entre os dois, é preciso primeiro conhecê-los individualmente. O roadmap nada mais é do que um mapeamento de todas as etapas que envolvem a execução de um projeto.

O objetivo é manter a organização do início ao fim, guiando todos os envolvidos a realizar as suas tarefas de forma correta e dentro do prazo estipulado. Funcionando como um documento de consulta sempre que tiverem dúvidas.

Esse mapeamento aborda todos os pontos no caminho da concretização de um projeto, do primeiro ao último passo. Por exemplo, funções de cada membro da equipe, datas, metas a serem cumpridas e resultados esperados.

O que é cronograma?

O cronograma também é uma forma de representação gráfica e recurso visual para garantir mais organização na realização de projetos. Porém, esse diagrama é mais focado em datas e atividades.

Basicamente, é um instrumento de planejamento que ajuda as pessoas a estarem cientes de suas responsabilidades, assim como do tempo que há disponível para entrega das tarefas prontas.

Embora seja uma ferramenta muito utilizada no meio profissional e empresarial, também pode ser útil para organizar e colocar em prática as metas pessoais, definindo prazos para cumpri-las.

Roadmap x cronograma

Ao ouvir falar sobre esses dois termos, muitas pessoas acreditam se tratar da mesma ferramenta. Porém, isso não é verdade. Agora que você já conhece um pouco sobre cada uma, vamos entender as principais diferenças entre elas.

A primeira coisa que as difere é a quantidade de informações oferecidas. Enquanto o cronograma é mais objetivo, focado nos prazos de entrega de cada atividade, o roadmap é um mapeamento completo de tudo que envolve o projeto.

Por esse motivo, o roadmap é mais usado na gestão de negócios empresariais. São descritas todas as etapas que a equipe deve seguir para que a entrega final seja efetiva e atenda as expectativas da empresa.

Logo é possível perceber que o roadmap é cheio de detalhes. Já o cronograma cumpre uma função mais simples, com poucos dados, mas informações essas que são fundamentais também para garantir entregas no tempo.

Dessa forma, não existe diagrama melhor ou pior que o outro, cada um possui suas características e pode ser útil diante da necessidade do momento. A escolha da ferramenta ideal pode ser decidida no briefing inicial.

Confira a seguir alguns pontos que caracterizam cada um e que pode te ajudar a compreender as diferenças entre eles:

Roadmap

  • Datas podem ser flexíveis;
  • Utiliza métricas para mensuração;
  • Possibilita identificar problemas a serem resolvidos;
  • Facilita a comunicação da equipe.

Cronograma

  • Datas determinadas e fixas;
  • Não identifica problemas;
  • Gerenciamento simples de pessoas;
  • Restringe o conhecimento sobre o plano;
  • Mais objetivo.

Essas são algumas das vantagens e desvantagens que podem influenciar na decisão de qual diagrama utilizar para o seu trabalho. O importante é conhecer a aplicação de cada um.

Como escolher a ferramenta correta?

Como citamos anteriormente, tanto o cronograma como o roadmap são instrumentos de organização e planejamento. A definição de qual utilizar vai depender do objetivo.

Por exemplo, para projetos mais extensos, a recomendação é optar pelo roadmap. Ele vai guiar os passos e permitir que os colaboradores encontrem informações que precisam.

Agora, se precisar de um auxílio de planejamento diário, como para organizar os temas e a frequência das publicações de redes sociais, os cronogramas atendem bem essa função.

A dica é que no momento da realização do briefing sejam definidas as ferramentas otimizadoras que serão utilizadas ao longo de uma campanha ou projeto. Consulte também a opinião dos membros da equipe.

Esperamos que esse conteúdo tenha tirado as suas principais dúvidas sobre o assunto e ajudado a diferenciar esses dois tipos de diagramas, essenciais para aumentar a efetividade na rotina de trabalho.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x