A Santíssima Virgem e os Santos Anjos
Virgem Santíssima não veio ao mundo para anunciar a vinda de Deus ao mundo, mas para gerar e dar à luz Jesus Cristo
A Santíssima Virgem Maria foi elevada à dignidade de Mãe de Deus e é honrada com o título glorioso de Rainha de todos os anjos e santos. Sendo Jesus Cristo, seu Filho, o Rei do Universo, em respeito e em honra a Ele, a sua Mãe deve ser considerada e chamada como Rainha, e sendo Rainha do Universo, as criaturas que servem o Senhor, devem servir a Senhora, estando sob seu domínio os anjos, os homens e todas as criaturas do Céu e da Terra.
Diferente do Anjo, a Virgem Santíssima não veio ao mundo para anunciar a vinda de Deus ao mundo, mas para gerar e dar à luz Jesus Cristo, o Filho de Altíssimo, o Verbo de Deus encarnado.
✓ Maria fez-se pequena diante de Deus e, deixou-se modelar completamente por Ele.
✓ O anjo é superior ao ser humano, pois não tem corpo, é um ser espiritual, mas a Virgem Santíssima tornou-se pela vontade de Deus, a criatura mais perfeita e está acima dos serafins, dos querubins, dos anjos mais altos da hierarquia celestial, graças a sua docilidade e humildade.
OS SANTOS ANJOS
A existência dos anjos é dogma, isto é, verdade de fé da Igreja.
É verdade contida na Sagrada Escritura, proclamada nos Concílios Ecumênicos, afirmada pela unanimidade dos Santos Padres, e ensinada por todos os Teólogos fiéis ao magistério da Igreja.
Foi no IV Concílio de Latrão realizado no ano 1215 que se deu a definição dogmática. Antes, a existência dos Anjos, fora afirmada e formulada no Concílio Ecumênico de Nicéia I (ano 325), sob o pontificado do Papa São Silvestre, cujo decreto D.54 explica claramente: “Creio em um só Deus, Pai Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis”.
COROS DOS ANJOS
Alguns Papas da Igreja distinguiram os anjos em três grupos divididos em três hierarquias e cada hierarquia em três coros: os Serafins, os Querubins e os Tronos; As Dominações, as Virtudes e as Potestades; Os Principados, os Arcanjos e os Anjos.
Os três coros da primeira hierarquia, glorificam a Deus, como diz a Sagrada Escritura:
“Vi o Senhor sentado sobre um alto e elevado trono (…) os Serafins estavam sobre o trono, clamavam um ao outro e diziam: ‘Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos exércitos’ (Is. 6, 1-3). “O Senhor reina (…) está sentado sobre querubins” (Sl. 98, 1).
Os três coros inferiores aos acima enunciados, estão relacionados com a conduta geral do universo.
E os três últimos coros dizem respeito à conduta particular dos países, das instituições e das pessoas.
Os 9 Coros Angélicos são agrupados em três hierarquias:
SERAFINS – do grego “séraph”, abrasar, queimar, consumir. Assistem ante o trono de Deus e, é seu privilégio estarem unidos a Deus de maneira mais íntima, nos ardores da caridade.
QUERUBINS – do hebraico “chérub”, que São Jerônimo e Santo Agostinho interpretam como “plenitude de sabedoria e ciência”. Assistem também ante o trono de Deus e, é seu privilégio verem a verdade de um modo superior a todos os outros Anjos que estão abaixo deles.
TRONOS – algumas vezes são chamados “Sedes Dei”, (Sejas de Deus). Também assistem ante o trono de Deus e, é sua missão assistir aos Anjos inferiores na proporção necessária.
DOMINAÇÕES – são assim chamados porque dominam sobre todas as ordens angelicais encarregadas de executar a vontade de Deus. Distribuem aos Anjos inferiores suas funções e seus ministérios.
POTESTADES – ou “condutores da ordem sagrada”, executam as grandes ações que tocam no governo universal do mundo e da Igreja, operando para isso prodígios e milagres extraordinários.
VIRTUDES – cujo nome significa “força”, são encarregados de eliminar os obstáculos que se opõem ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim e, assim, mantendo as criaturas e a ordem da Divina Providência.
PRINCIPADOS – como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias e as dioceses; são assim denominados pelo motivo de que sua ação é mais extensa e universal.
ARCANJOS – São enviados por Deus em missões de maior importância junto aos homens.
ANJOS – Os que têm a guarda de cada pessoa em particular, para desviá-la do mal e encaminhá-la ao bem, defendê-la contra seus inimigos visíveis e invisíveis, e conduzi-la ao caminho da salvação. Velam por sua vida espiritual, corporal e a cada instante, enviam as luzes, forças e graças que necessitam.
Deus abençoe você!
Missão Consagra-te
Gisele Botêga
Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo