Agência Brasil
Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram no domingo (1º) o Awards 2026 na categoria Melhor Álbum de Música Global com o disco Caetano e Bethânia Ao Vivo.
O prêmio foi recebido em nome deles pela apresentadora Dee Dee Bridgewater, durante evento em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A produção premiada é um registro da turnê dos dois artistas. A conquista coroou o momento artístico marcado por reencontros afetivos com o público e pela reafirmação da força da canção brasileira no cenário internacional.
O álbum, gravado ao longo da turnê que atravessou diversas cidades brasileiras com casas lotadas, reúne sucessos das trajetórias individuais dos dois artistas, como Reconvexo e Vaca Profana, além de uma versão inédita de Fé, composição de Iza com nova leitura nas vozes dos irmãos.
CELEBRAÇÃO
Ao comemorar a vitória nas redes sociais, Caetano e Bethânia escreveram:
“Que alegria em vencermos o @grammys de ‘Melhor Álbum Internacional’ juntos! Em especial, gostaríamos de agradecer aos músicos que ao nosso lado, fizeram esse disco acontecer.
O nosso muito obrigado a todos que ouviram o disco, foram aos shows e compartilharam desta história conosco!”
Para Maria Bethânia, o primeiro Grammy representa a consagração internacional após décadas de carreira.
Para Caetano, essa foi a sexta indicação ao Grammy e a terceira premiação. O artista baiano já venceu duas vezes: com Livro (1998) e João Voz e Violão (2000), álbum de João Gilberto que produziu.
Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia celebraram a sua vitória no Grammy 2026 na categoria de Melhor Álbum de Música Global. Em um vídeo publicado no perfil do Instagram do cantor, é possível ver a dupla conversando sobre a conquista.
“Ganhamos o Grammy!”, anunciou Caetano ao lado de sua esposa, a empresária Paula Lavigne, em uma ligação por celular. “Mentira!”, riu Bethânia. A vitória foi conquistada pelo álbum CAE & BTH – Caetano e Bethânia ao vivo, gravado durante a turnê Caetano & Bethânia.
“Eu soube agora, estava com o Benjamin vendo desenho”, contou Caetano, pego de surpresa pelo anúncio enquanto estava deitado em sua cama. “Eles vieram de lá dentro gritando de lá da sala da piscina…”, confessou o músico. “Ah, já teve, foi? Eu nem sabia que horas era [o evento]…”, riu mais uma vez a cantora. “É, nem eu”, respondeu Caetano. “Parabéns para nós!”, finalizou a irmã.
A dupla superou nomes como o rapper nigeriano Burna Boy, o indiano Siddhant Bhatia, o senegalês Youssou N’Dour, a banda Shakti e a britânica Anoushka Shankar, em parceria com os indianos Alam Khan e Sarathy Korwar.
É a primeira vitória da cantora brasileira na premiação e a terceira de seu irmão, que venceu em 2000 pelo álbum Livro e em 2001 pelo álbum João Voz e Violão.
O projeto vitorioso registra a turnê histórica iniciada em 2024 e celebra décadas de parceria entre os irmãos. (Daniel Vila Nova/AE)
