As enchentes e inundações são eventos recorrentes em São Carlos desde o início do século XX. A frequência desses desastres torna fundamental o desenvolvimento de estratégias de comunicação capazes de reduzir danos materiais e humanos, especialmente em situações de emergência.
Nesse contexto, o pesquisador de doutorado Stanley Cabral Cramolichi, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da UFSCar, desenvolve o estudo “Modelo de comunicação eficiente aplicado a eventos climáticos extremos no município de São Carlos: uma reestruturação da comunicação para instituições e sociedade em desastres hidrológicos”.
A pesquisa, realizada sob orientação de Denise Balestrero Menezes, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade, tem como objetivo desenvolver e aplicar um modelo de comunicação dos resultados de alertas rápidos de eventos hidrometeorológicos que seja adequado para informar a sociedade, subsidiar as instituições de resposta e contribuir para a mitigação de danos, podendo ser associado à previsão desses eventos.
Como parte do estudo, foi elaborado um formulário com o objetivo de compreender e caracterizar os meios utilizados pela população para obter informações sobre enchentes e inundações no município. A partir desses dados, a pesquisa busca identificar e propor uma estrutura de comunicação mais eficiente sobre esses eventos e seus desdobramentos.
“Podem participar da pesquisa moradores possivelmente afetados por eventos hidrometeorológicos ocorridos historicamente no município, mas todo cidadão disposto a colaborar será considerado elegível, não havendo critérios de exclusão”, explica o pesquisador.
O questionário ficará disponível por tempo indeterminado, até que seja atingido o número mínimo de 128 respostas. O link para participação, bem como mais informações sobre o estudo, está disponível aqui. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE 85788825.0.0000.5504).
O estudo integra um projeto mais amplo intitulado “Avanços em ferramentas de nowcasting aplicadas a inundações urbanas” (processo CNPq nº 446043/2023-0), aprovado na Chamada Pública CNPq/MCTI nº 15/2023. A iniciativa é desenvolvida no âmbito de um acordo de cooperação técnico-científica entre a Prefeitura Municipal de São Carlos e a UFSCar e tem como foco o desenvolvimento de ferramentas e métodos para aprimorar a previsão de curto e curtíssimo prazos de eventos hidroclimatológicos extremos em áreas urbanas. O projeto busca apoiar a tomada de decisão na emissão de alertas e aumentar a eficácia dessas comunicações na redução dos impactos, por meio de alertas baseados em impactos.
