Com frases curtas e de impacto, autor lança o livro ‘#Poucas Palavras’
O Sarau Topamos Ler recebe nesta terça-feira, 19, o compositor, rapper e geógrafo, Renan Inquérito lançando seu livro ‘#Poucas Palavras’, no qual o autor faz uma alusão ao twitter e remete o leitor aos “tempos modernos”, de nanotecnologia, em que ele mesmo diz: “onde tudo é diminuído, compactado. Das músicas, ao orgulho”. Será no Sesc São Carlos a partir das 20h.
Repleto de frases curtas e de efeito o livro ‘#Poucas Palavras’ passeia por trechos de músicas, pequenas frases, poesias concretas e poemas inéditos. A obra com 156 páginas é o resumo de uma carreira musical de mais de 10 anos e de uma vida inteira como poeta de Renan.
O autor fala sobre a ideia de escrever ‘#Poucas Palavras’. “O livro nasceu a partir da música ‘Poucas Palavras’ que virou um clipe e agora um livro. É também a união de várias músicas e poemas que venho escrevendo ao longo de 15 anos e que se caracterizam pelo fato de que sempre começam com uma frase inicial que serve como base para o restante da música. A inspiração para o conceito veio do twitter que segue a linha de um microblog onde os usuários postam pequenas frases. O livro possui uma conotação muito próxima ao rap, porém, é destinado a qualquer pessoa que goste de poesia”.
As fotografias do livro são de Márcio Salata e completam a obra que, monocromática, deixa a impressão das cores por parte de quem resolve adentrar no universo de mudança que o livro propõe. O livro também é composto por ilustrações do grafiteiro Mundano.
‘#Poucas Palavras’ também é parte de um projeto literário e musical que já percorreu o Brasil. “Como sou do grupo de rap Inquérito resolvi unir todo o material que compus e que faz parte da caminhada do grupo para criar este projeto literário que une poesia, música e fala da relação do rap com essas artes”, afirma Renan Inquérito.
O autor Renan Inquérito, de 29 anos, já trabalhou como sorveteiro, empacotador e mecânico. Hoje é MC, poeta, compositor e geógrafo. Desde 1997 iniciou seu percurso como locutor em rádios comunitárias. Em 1999 criou o grupo Inquérito e desde então sua história se deu com a do grupo que já possui três discos gravados e prêmios conquistados. Renan realiza oficinas de literatura em escolas, presídios e unidades da Fundação Casa no interior de São Paulo.
O Sarau Topamos Ler é organizado pelo Coletivo Topamos Ler e cria um espaço democrático para os amantes de literatura se manifestarem, seja através da leitura de um poema, conto ou letra de música, entre outros.
Como disse o escritor José Saramago sobre o twitter: “Os tais 140 caracteres refletem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.”