SAAE, Diretoria de Ensino e estudantes representarão São Carlos em Congresso
Selo Lobo-Guará e Embaixadores Ambientais terão visibilidade nacional em Poços de Caldas-MG
O 51º Congresso Nacional de Saneamento, organizado pela ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), que será realizado entre os dias 18 e 22 de setembro, em Poços de Caldas-MG, terá a representação de São Carlos através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Diretoria Regional de Ensino e de uma comitiva de 40 estudantes do ensino médio da rede pública estadual, no painel da manhã do dia 20 de setembro, que terá a participação do presidente do SAAE, Mariel Olmo, na mesa redonda sobre sustentabilidade, educação ambiental e comunicação.
LOGÍSTICA E VIAGEM
Nesta quarta-feira, 13, uma reunião com a participação do presidente Mariel Olmo, do chefe de Gabinete, José Augusto Santana, do gerente de Apoio Administrativo, Everaldo Ferreira Cruz, da chefe do Setor de Comunicação Institucional, Juliana Albuquerque de Camargo Ferreira, representando o SAAE, e da dirigente regional de Ensino de São Carlos, professora Débora Gonzales Costa Blanco, Roberta Lopes e Ana Paula Matsumoto, definiu a logística da viagem e da dinâmica do tempo que São Carlos irá dispor para apresentar os projetos Selo Lobo-Guará e Embaixadores Ambientais.
PÚBLICO ALVO
A programação do Congresso inclui painéis, mesas-redondas, palestras, minicursos, visitas técnicas e exposição de experiências municipais em saneamento. A expectativa é reunir mais de 2.500 participantes, entre gestores públicos, pesquisadores, técnicos, profissionais da indústria, empreendedores, prestadores de serviços de saneamento ambiental, ambientalistas, representantes de ONG’s, lideranças de trabalhadores, movimentos sociais e estudantes. Além de debater o protagonismo dos municípios na gestão do setor de saneamento (água e esgoto, principalmente) a universalização e o novo marco legal serão temas obrigatórios no encontro.
“Será uma oportunidade ímpar para São Carlos levar sua experiência particular com a questão ambiental para um Congresso com tamanho significado e importância, como este promovido pela ASSEMAE. Seguramente é um exemplo que pode ser seguido por várias cidades brasileiras e, porque não dizer, até estrangeiras, já que o Lobo-Guará foi apresentado na Universidade de Coimbra. Trabalhar com a educação ambiental, hoje é pauta global, planetária, porque tudo que está ligado ao meio-ambiente diz respeito a nossa saúde e a nossa qualidade de vida”, disse a Dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzales Costa Blanco.
Para o presidente do SAAE, Mariel Olmo, que também faz parte da diretoria de Capacitação de Recursos Humanos da ASSEMAE, com sede em Brasília, é um motivo de alegria e orgulho essa representação de São Carlos no Congresso. “A visibilidade que a cidade, o SAAE e a Diretoria Regional de Ensino terão é algo fantástico. Os estudantes que estarão lá conosco, com certeza, também vão exercer um papel fundamental na consolidação e disseminação dessa ideia genuinamente são-carlense de tratar a educação ambiental e a sustentabilidade com respeito, cooperação e ousadia. Um gol de placa, feito por todos nós!”