Educação

São Carlos abre inscrições para Clube de Ciências voltado a alunos da rede pública

O Espaço Interativo de Ciências (EIC), em São Carlos, anunciou o início da temporada 2026 do tradicional Clube de Ciências, projeto voltado exclusivamente a estudantes de escolas públicas do município. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de março.

O EIC integra o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP. O projeto reúne cerca de 23 professores e pesquisadores de instituições como o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP), Instituto de Química da UNICAMP, Instituto de Química da UNESP-Araraquara, Departamento de Química da UFSCar e Departamento de Farmacologia da UNIFESP.

Instalado em um prédio histórico no centro de São Carlos, o Espaço Interativo de Ciências conta com salas temáticas e um Jardim Medicinal, além de uma equipe dedicada à educação e à divulgação científica.

O que é o Clube de Ciências

Criado em 2007, o Clube de Ciências busca estimular o protagonismo jovem, reunindo estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em atividades práticas e investigativas. A proposta vai além das aulas tradicionais, incentivando a experimentação e o desenvolvimento de projetos autorais.

Entre as atividades estão experiências “mão na massa”, pesquisas orientadas, produção de pôsteres científicos e apresentações em um workshop ao final do ano. Os alunos também participam de uma expedição científica, com visita a museus e centros de ciências na capital paulista, além de contarem com mentoria de tutores da USP, supervisionados pela coordenação do projeto e pela equipe educacional do EIC.

Como participar

As atividades serão realizadas semanalmente na sede do EIC, localizada na Rua 9 de Julho, 1205, no Centro de São Carlos, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, entre abril e novembro de 2026.

Podem participar alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio de escolas públicas da Unidade Regional de Ensino de São Carlos. As vagas são limitadas.

As inscrições devem ser feitas por meio do formulário disponível em:
https://eic.ifsc.usp.br/wp-content/uploads/2026/02/InscricaoClube2026Site.pdf

 

Compartilhe:

Recomendamos para você

A casa caiu
Na manhã desta terça-feira, 17, por volta das 9h28, policiais militares que realizavam patrulhamento pela […]
Há 3 horas
Talentos da terra
A vitória do Grêmio São-carlense sobre o Comercial de Ribeirão Preto, por 1 a 0, […]
Há 11 horas
Previsão do tempo
Os moradores de São Carlos devem se preparar para mudanças no tempo entre esta terça-feira, […]
Há 13 horas