São Carlos registra mais de 195 habitantes/km²
De acordo com os dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Carlos possui uma população de 221.950 habitantes distribuídos em uma área de 1.137 km². A pesquisa também divulga número de densidade demográfica, isto é, o número de habitantes por km², o resultado foi de 195,15.
Ainda segundo o índice demográfico, de 1980 pra cá, a população da cidade cresceu cerca de 53,8%. Também foram notificadas crescimento no número de domicílios particulares, somando hoje um total de 71.801 moradias. Um dos principais motivos para esses números é a da redução dos espaços vazios na cidade. O que antes eram terrenos baldios, hoje são residências para algumas centenas, quiçá milhares de pessoas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Carlos (SMHDU), a redução dos chamados “vazios urbanos” se deve primeiramente a implementação da lei do plano diretor do município. “Legislação essa avançada e que justamente tinha, entre outras, a finalidade de incentivar a ocupação dos espaços urbanos ociosos”, relata em nota o órgão.
A entidade informa também que além desses aspectos legais, em muito contribui para essa ocupação o plano habitacional do governo federal denominado “Minha Casa Minha Vida”, que com o financiamento a baixo custo e longo prazo, possibilitou as famílias de menor poder aquisitivo o financiamento para construção e aquisição de moradia própria.
IPTU – Segundo a SMHDU, a lei de “Planta Genérica de Valores” buscou corrigir e aprimorar a política fiscal, tornando mais justo e coerente o valor sobre os imóveis do município. Desta forma, buscou privilegiar os imóveis já edificados com alíquotas que representam, na maioria dos casos, metade das praticadas para terrenos não edificados, forçando os especuladores imobiliários a comercializarem e/ou construírem nesses imóveis.
Sobre o índice de densidade demográfica, a instituição pública informa que a grande maioria da população – 96% – reside em área urbana, reflexo da política agrícola, com a grande concentração da terra, com a consequente redução do número de estabelecimentos e a mecanização das lavouras, reduzindo o número de empregos na zona rural, forçando as pessoas se deslocarem para as áreas urbanas.
De certa forma, seria importante que essa relação fosse menor, ou seja, com mais pessoas ocupando a extensa área rural do município, com atividades agrícolas de menor impacto ambiental, porém, essa política transcende aos poderes do município.
FUTURO – Entretanto, a secretaria acredita que São Carlos está preparada para o constante aumento. “A cidade acha-se, do ponto de vista institucional e de infraestrutura, preparada para acompanhar e dar suporte, com as políticas públicas já implementadas e em andamento”, conclui.