Trabalho Científico da Equipe do CEPOF – INCT – IFSC – USP no combate a bactérias resistentes é destaque na American Physical Society
Todo conteúdo de informações e imagens aqui publicados, quanto as suas origens, são de responsabilidade do colunista
As bactérias com o passar dos tempos se tornaram resistentes aos antibitóticos, e vem sendo motivo de muitos estudos e pesquisas, a exemplo dos trabalhos desenvolvidos no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – INCT – IFSC – USP , onde as bactérias Staphylococcus Aureas , que podem ser consideradas resistentes a antibióticos, foi motivo de pesquisa e publicação, onde a emissão de luz foi aplicada tecnicamente no combate bactéria Staphylococcus que causa infecções na pele, e inclusive é uma das causadoras de pneumonias graves.
Despertando interesse nesta linha de pesquisa, devido a importância mundial, o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, que é o Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP, e a equipe de pesquisadores do CEPOF – INCT – IFSC – USP, alcançaram resultados científicos significantes dentro desta abordagem, e assim resultou na apresentação no Congresso Mundial “SPIE Photonics West 2024″ – San Francisco (EUA), e na publicação de autoria da jornalista Rachel Berkowitz, da American Physical Society, a revista “Physics”.
Pesquisa do CEPOF – INCT -IFSC – USP mostra uso da fotônica no combate às bactérias em pesquisa destacada internacionalmente
E assim completamos dizendo que os pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – INCT – IFSC – USP, desenvolveram a destacada técnica, que foi motivo da referida apresentação e publicação, que torna vulneráveis bactérias que são resistentes a antibióticos.
Fontes: Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP; Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP; Ms. Kleber J.S. Chicrala – Jornalismo Científico e Difusão Científica – CEPOF – INCT – IFSC – USP ; Jornalista Rachel Berkowitz, da American Physical Society, a revista “Physics”; Equipe de Pesquisadores CEPOF – INCT – IFSC – USP.