15 de Janeiro de 2025

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > CTP: 300 quartos e 5 mil atletas

CTP: 300 quartos e 5 mil atletas

Governo de São Paulo participará da gestão do espaço por mais 35 anos; CT receberá velódromo nos próximos anos

28/08/2024 19h40 - Atualizado há 5 meses Publicado por: Redação
CTP: 300 quartos e 5 mil atletas Foto: Centro de Treinamento Paralímpico conta com academia especial para os atletas paralímpicos Foto: Governo SP

 


Foto: Pista de corrida do Centro de Treinamento Paralímpico
Foto: Governo SP

Agência SP

O Governo de São Paulo assinou um acordo que prorroga a gestão do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) por mais 35 anos. O espaço inaugurado em 2016 é uma das referências mundiais para formação de atletas paralímpicos e é lar de diversos atletas que irão competir nos Jogos Paralímpicos de Paris. Conheça o espaço e descubra os próximos investimentos previstos.

O Centro de Treinamento Paralímpico está localizado no quilômetro 11,5 da rodovia dos Imigrantes, na cidade de São Paulo. Cerca de 5 mil atletas passam por lá todos os anos, vindo das mais diversas regiões do estado. Por isso, o CTPB oferece hospedagem aos atletas: são 300 quartos acessíveis e alimentação de qualidade.

Um dos diferenciais do Centro de Treinamento Paralímpico é o fato de que ele reproduz um ambiente de competição. Ou seja, desde o piso até a iluminação do local foram projetados para simular um ambiente real de competição.

A previsão é que a estrutura do Centro Paralímpico evolua ainda mais nos próximos anos. Isso porque o Governo de São Paulo anunciou a construção de um velódromo integrado ao Centro de Treinamento. A licitação deve ocorrer ainda em 2024 e as obras devem ser entregues até o fim da atual gestão.

Com o velódromo, a expectativa é que o Brasil fique ainda mais competitivo em edições dos Jogos Paralímpicos. Para se ter uma ideia, há 51 modalidades de esportes disputadas em velódromo nas Paralimpíadas. Sem um velódromo que reproduz um ambiente de competição, o Brasil ainda não conquistou nenhuma medalha nessas modalidades. Assim, com o velódromo do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o Brasil chega mais forte na disputa de até 153 medalhas.

A estrutura do Centro de Treinamento Paralímpico

Tanto o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, quanto o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) administram o espaço. Pelo acordo de extensão do prazo de gestão, o Comitê Paralímpico Brasileiro fica responsável por fornecer equipamentos e materiais necessários para os treinamentos, competições e eventos esportivos. Também responde pelos serviços médicos aos atletas, alimentação, manutenção, conservação e segurança do complexo esportivo.

O Centro não é destinado somente à formação de atletas. Além disso, há um trabalho de capacitação de árbitros, professores de educação física e classificadores.

“Ao lado do atleta, há toda estrutura que envolve o esporte paralímpico crescendo junto. Precisamos ter professores de educação física que conheçam e levem para as escolas. Precisamos ter árbitros que permitam fazer competições no estado inteiro e classificadores que vão dizer que nível de deficiência que o atleta tem para saber em qual classe ele vai competir”, explica Marcos da Costa, secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Centro de Treinamento Paralímpico serve para treinamentos, competições e intercâmbios entre atletas e seleções. Ao todo, são 95 mil metros quadrados de área construída. A estrutura conta com quadras, tatames, piscinas, campos de futebol, pistas de atletismo, entre outros espaços, onde os atletas podem praticar 20 modalidades.

Visite o Centro de Treinamento Paralímpico

Quem pode visitar o Centro de Treinamento Paralímpico: qualquer pessoa, tanto atletas quanto não atletas

Onde fica: no quilômetro 11,5 da rodovia dos Imigrantes, ao lado do São Paulo Expo, na cidade de São Paulo

Horário de atendimento: das 9h às 18h, de segunda a sexta

Quem pode treinar no Centro Paralímpico: atletas precisam estar vinculados a clubes ou associações para treinar no Centro Paralímpico. O espaço também conta com a Escola Paralímpica de Esportes, que promove gratuitamente a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 7 a 17 anos em 15 modalidades paralímpicas. Para participar, o CTPB disponibiliza um link de inscrição, clique aqui para conferir.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x