Trump quer influenciar decisões de juros do Fed
Candidato à presidência não respondeu diretamente à pergunta, mas deixou claro que continuaria tentando influenciar o Fed
Reportagem – Estadão Conteúdo
Quando era presidente dos EUA, Donald Trump criticava regularmente o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, primeiro por aumentar as taxas e depois por não as reduzir o suficiente.
Questionado na última terça, 15, no Clube Econômico de Chicago se manteria Powell por mais um mandato, Trump não respondeu diretamente à pergunta, mas deixou claro que continuaria tentando influenciar o Fed, que toma suas decisões independentemente da Casa Branca.
“Olha, acho que é o melhor trabalho do governo. Você aparece no escritório uma vez por mês e diz: ‘Vamos ver, cara ou coroa’, e todo mundo fala sobre você como se você fosse um deus?”
Ele acrescentou: “Acho que sou melhor do que ele seria. Acho que sou melhor do que a maioria das pessoas seria nessa posição. Acho que tenho o direito de dizer que acho que ele deveria aumentar ou diminuir as taxas um pouco. Não acho que eu deveria ter permissão para ordenar isso, mas acho que tenho o direito de fazer comentários sobre se as taxas de juros devem aumentar ou diminuir”, afirmou.