17 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Marquinho Amaral busca incentivar atividade física

Marquinho Amaral busca incentivar atividade física

Lei, sancionada pelo prefeito no dia 20 do mês passado, estabelece a data no terceiro domingo de setembro de cada ano

17/10/2024 15h11 - Atualizado há 4 horas Publicado por: Redação
Marquinho Amaral busca incentivar atividade física

São Carlos incluiu no calendário oficial o “Dia da Caminhada”, regulamentado pela Lei No.22.868, de autoria do presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral, visando incentivar políticas públicas para a prática dessa atividade física no município. A Lei, sancionada pelo prefeito no dia 20 do mês passado, estabelece a data no terceiro domingo de setembro de cada ano.

Durante a comemoração do “Dia da Caminhada” serão realizados eventos esportivos relacionados ao tema e também palestras e workshops, acerca da divulgação dessa atividade física e sua importância para a saúde. Nesse sentido, conforme a lei, poderão ser firmadas parcerias entre a Prefeitura, através das secretarias de Saúde, Esporte e Cultura e Infância e Juventude, com instituições como Santa Casa, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares  (EBSERH), Unimed, Hospital Norden, ONGs que têm como objeto a atividade física e academias de ginástica de São Carlos.

Também é prevista a adoção de políticas públicas  de suporte e orientação às atividades físicas, incluindo caminhada com roteiros culturais, turísticos e ecológicos para conscientização sobre a importância dos exercícios físicos para uma vida mais saudável e realização de eventos de interesse esportivo, ambiental, cultural ou turístico. Busca-se, ainda, incentivar pessoas sedentárias à prática de atividade física e reconhecer o “Dia da Caminhada” como mecanismo de difusão da atividade física para uma vida saudável.

A sugestão para a formulação do projeto que se transformou em lei, foi apresentada ao presidente da Câmara por Albino Soares Pinto Carneiro, o Nino Carneiro, cidadão português radicado em São Carlos, que comprovou na prática os efeitos positivos da caminhada na saúde física e mental e desde 2016, aconselhado por médicos e amigos, adquiriu gosto pela atividade e participou de peregrinações no Brasil e no exterior.

“Caminhar é o principal remédio. É 50% de cura para qualquer doença”, disse ele. Autor do livro – “Para Pensar Para Saber, reflexões e curiosidades” – Nino Carneiro foi pioneiro a cumprir os percursos do Caminho de Caravaggio, no Rio Grande do Sul, e do Caminho da Serra da Mantiqueira. No ano passado fez o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Marquinho Amaral destacou que considera o exemplo de Nino Carneiro inspirador, sendo mesmo um legítimo “patrono” do Dia da Caminhada: “Ele nos oferece um testemunho do quanto a prática da caminhada traz benefícios para as pessoas e merece ser incentivada pelas instituições do poder público e da iniciativa privada, no sentido de contribuir para criar em nossa cidade um ambiente de valorização da atividade física como forma de preservar a saúde e  aprimorar a qualidade de vida da população”.

Na justificativa do projeto que resultou na lei do “Dia da Caminhada”, Marquinho apontou estudos da  USP de Ribeirão Preto e da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que apontam os muitos efeitos positivos da prática da caminhada para o bom funcionamento do organismo e em relação ao humor e à autoestima.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x