24 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Servidores recebem capacitação

Servidores recebem capacitação

Iniciativa é realizada ao longo do ano, por módulos de 20 pessoas

23/10/2024 20h57 - Atualizado há 10 horas Publicado por: Redação
Servidores recebem capacitação

Com o objetivo de promover acessibilidade, inclusão social, ampliar a comunicação e o atendimento à população, em especial os usuários dos serviços públicos que são surdos, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), está realizando a capacitação de servidores públicos municipais de várias secretarias, fundações e autarquias, através do curso de Comunicação de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A iniciativa realizada ao longo do ano, por módulos de 20 pessoas, visa capacitar servidores com melhoria desta comunicação evitando a barreira da língua entre os colegas de trabalho e a população de surdos.  O domínio da linguagem em libras, através da capacitação apropriada, humaniza o atendimento porque permite aos servidores atender as pessoas surdas da mesma forma que ouvintes. Libras, portanto, é a chave para fornecer treinamento para eles se comunicarem.

“Está capacitação vem sendo desenvolvida pelo SENAC ao longo do ano, um importante passo da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, tendo como objetivo promover a inclusão e o respeito às diversidades na Prefeitura de São Carlos. A oferta do curso de Libras aos servidores municipais demonstra um compromisso com a capacitação e o aprimoramento do atendimento à comunidade surda e com essa capacitação, os servidores estarão bem mais preparados para atender às necessidades da comunidade surda, promovendo um ambiente mais inclusivo e respeitoso”, salientou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Rafinha Almeida.

A SMPDMR afirma que a meta é capacitar o maior número de servidores públicos municipais como forma de melhorar o atendimento das Pessoas com Deficiência (PCDs) e principalmente o acolhimento que é feito as pessoas surdas nos órgãos municipais. Busca não apenas ensinar a comunicação em Libras, mas também sensibilizar os servidores sobre a importância de saber se comunicar bem para garantir que todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas ou comunicativas, tenham acesso equitativo aos serviços públicos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x