Helinho Zanatta é eleito prefeito de Piracicaba
Ele venceu Barjas Negri
Helinho Zanatta (PSD) foi eleito prefeito de Piracicaba neste domingo (27). No segundo turno, ele obteve 53,61% (106.399 votos nominais) dos votos válidos, contra 46,39% (92.069 votos nominais) obtidos por Barjas Negri (PSDB).
Nascido em Piracicaba, Helinho tem como prioridade a qualidade da gestão pública, com dedicação especial à melhoria do atendimento na saúde e à zeladoria da cidade, com asfaltamento de bairros e regularização do abastecimento de água e saneamento básico.
Dedica-se às políticas de inclusão de pessoas com necessidades especiais. Entre as mais de 20 entidades de Piracicaba beneficiadas com suas emendas parlamentares estão, por exemplo, a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba (Auma), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Lar dos Velhinhos.
Filho de agricultores, Helinho é um empreendedor nato, com um histórico de sucesso no agro e também com iniciativas nos mais diversos setores, como autopeças, alimentação e serviços diversos. Entrou na vida pública como vice-prefeito de Charqueada em 1997 e foi eleito prefeito em 2001 com o espírito de resolver problemas da cidade e oferecer soluções e melhorias para as pessoas. Foi reeleito em 2004, como prova do sucesso de sua gestão.
Um bom exemplo prático da sua atuação aconteceu na prefeitura de São Pedro, onde foi eleito em 2012 e reeleito em 2016. Como gestor, Helinho transformou a saúde em São Pedro. Reestruturou a Santa Casa, que devia R$ 25 milhões e poderia ser leiloada, e transformou o hospital numa referência de atendimento de qualidade na região. Quando assumiu, São Pedro tinha apenas um Centro de Saúde. Helinho construiu e colocou para funcionar oito novos Centros de Saúde, que hoje atendem sem filas e com horário marcado.
Helinho Zanatta também resolveu um dos maiores problemas de São Pedro, as constantes faltas de água e o baixo índice de tratamento de esgoto. Na sua gestão, garantiu água na torneira e universalizou o tratamento do esgoto. Agora, Helinho é pré-candidato a prefeito de Piracicaba, cidade que enfrenta problemas importantes na saúde, no abastecimento de água e na zeladoria.
Suas gestões foram premiadas por um estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), que avaliou as contas de 5.337 cidades brasileiras. Em 2018, a gestão de Helinho Zanatta em São Pedro foi apontada como a primeira do Brasil em gestão fiscal, recebendo nota máxima em todos os índices. Ele também recebeu o reconhecimento em 2019 e 2020, ou, seja, por três vezes consecutivas.