Festa de Todos os Santos
O CIC: “Na oração, a Igreja peregrina é associada à dos santos, cuja intercessão solicita” (§2692).
No dia 1º de novembro último passado, a Igreja Católica celebrou a Festa de Todos os Santos. Nesse dia, a Igreja militante (que luta na Terra) honra a Igreja triunfante do Céu, “celebrando, numa única solenidade, todos os Santos”.
Segundo a tradição, ela foi colocada logo após 31 de outubro, porque os celtas ingleses (pagãos) celebravam as bruxas e os espíritos que vinham se alimentar e assustar as pessoas nesta noite (Halloween).
A “Solenidade de Todos os Santos” vem do século IV.
Em Antioquia, celebrava-se uma festa por todos os mártires no primeiro domingo depois de Pentecostes. A celebração foi introduzida em Roma, na mesma data, no século VI, e cem anos após era fixada no dia 13 de maio pelo Papa Bonifácio IV, em concomitância com o dia da dedicação do “Panteon” dos deuses romanos a Nossa Senhora e a todos os mártires.
No ano de 835, essa celebração foi transferida pelo Papa Gregório IV para 1º de novembro.
A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA
A Festa de Todos os Santos é uma celebração litúrgica e são recordados os santos e mártires conhecidos e não conhecidos, canonizados oficialmente e não canonizados.
Nesta festa é recordada também a memória daqueles santos que não são os que estamos acostumados. De pessoas que morreram em estado de graça, que são santas, mas não foram oficialmente elevadas aos altares das Igrejas em forma de imagens.
Esta realidade revela a nossa vocação universal à santidade. Todos nós somos chamados a sermos santos. Independente de um reconhecimento oficial ou não. Nossa vocação universal expressa a comunhão dos Santos.
A comunhão dos Santos é a realidade na qual nós, a Igreja militante, contamos com a intercessão dos da igreja triunfante (que estão no céu) os santos, e fazemos nossas preces pelos da padecente. Assim, realiza-se a comunhão dos santos, assim ganhamos amigos no céu pela oração e intercessão mútua.
O dia de todos os santos é momento de celebrarmos juntos com aqueles que no céu intercedem por nós. Sejam eles conhecidos ou não.
Nesta data, o Instituto Canção Nova tem a tradição de vestir crianças com roupas de Santos, para assim ensinar aos pequeninos a real importância dessa Solenidade.
Deus abençoe você!
Missão Consagra-te
Instagram: @missao_consagra_te_sao_carlos
Gisele Botega
Historiadora e Bacharel em Direito com
Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo