26 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos promove combate às arboviroses

São Carlos promove combate às arboviroses

A ideia é realizar uma grande mobilização em todo o estado, com envolvimento da população

08/11/2024 21h48 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
São Carlos promove combate às arboviroses

A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, vai realizar de 11 a 16 de novembro, atividades relacionadas à Semana Estadual de Mobilização Social Para Combate as Arboviroses, programada pela Coordenadoria de Controle de Doenças – CCD, da Secretaria de Estado da Saúde.

A ideia é realizar uma grande mobilização em todo o estado, com envolvimento da população para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor das arboviroses urbanas.

O Governo do Estado justificou a ação baseada no cenário epidemiológico das arboviroses referente ao primeiro semestre de 2024 em que demonstra que a transmissão se apresenta contínua durante todo o ano, com ascensão nos meses mais quentes e diminuição nos meses com temperaturas mais amenas.

A circulação simultânea das Arboviroses Urbanas (Dengue, Chikungunya e Zika), ocorrência de óbitos e circulação concomitante dos sorotipos DEN1, DEN2 e DEN3 também foi levada em consideração para a realização de ações de controle ao mosquito Aedes aegypti como prioritárias para redução da infestação.

De acordo com Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, as ações de controle vetorial são realizadas sempre, porém a mobilização social será intensificada. “Vamos fazer panfletagem em diversas regiões da cidade para orientar a população quanto as medidas para eliminar e evitar a manutenção de criadouros nas residências e quanto aos sinais e sintomas das doenças. Também vamos montar a Tenda Educativa na Praça do Mercado Municipal com atividades lúdicas para as crianças e orientações para a população em geral, vamos montar um stand no Terminal Rodoviário para orientar os viajantes. As demais ações como visitas domiciliares já são realizadas o ano todo pelos Agentes de Combate às Endemias”, relata a diretora.

“Enfrentar o mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva, buscando prevenir doenças que podem aumentar no verão, principalmente quando as condições climáticas são favoráveis ao aumento dos mosquitos. Com as chuvas frequentes e altas temperaturas, a oferta de criadouros do mosquito Aedes aegypti aumenta ainda mais. Portanto, orientamos a população a fazer a eliminação dos criadouros com frequência”, ressalta a chefe da Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Scatolini.

Confira a programação da Semana Estadual de Mobilização Social para Combate as Arboviroses em São Carlos:

Dia 11/11/2024 – Panfletagem na região do comércio da avenida Miguel Petroni;
Dia 11/11/2024 – Panfletagem na região do comércio da Vila Costa do Sol;
Dia 12/11/2024 – Panfletagem no comércio da região da Vila Prado e Vila Bela Vista;
Dia 13/11/2024 – Panfletagem no comércio da região central da cidade (Mercado Municipal, Calçadão e adjacências);
Dia 13/11/2024 – Tenda Educativa na Praça do Mercado Municipal “Aedes aegypti – Conhecer para Combater” com atividades lúdicas para as crianças e orientações para a população em geral. Distribuição de folhetos, mostra do ciclo de vida do mosquito, medidas de eliminação dos criadouros, sintomas das arboviroses urbanas e medidas de prevenção individual e coletiva;
Dia 14/11/2024 – Tenda Educativa no Terminal Rodoviário – Orientação aos Viajantes com distribuição de folhetos, mostra do ciclo de vida do mosquito, medidas de eliminação dos criadouros, sintomas das arboviroses urbanas e medidas de prevenção individual e coletiva;
De 11 a 14/11/2024 – Recolhimento de pneus nos bairros de maior incidência de descarte irregular (Cidade Aracy, Eduardo Abdelnur, Zavaglia, Jardim Medeiros, Parque Novo Mundo, Vila Alpes, Romeu Tortorelli, Jardim Ipanema, Jardim Real e São Carlos VIII). Orientação aos comerciantes de borracharias e oficinas mecânicas.

BOLETIM ARBOVIROSES – 08/11/24 – Em 2024 já foram registradas 29.553 notificações para Dengue, com 16.179 casos positivos, sendo 15.448 autóctones e 731 importados (6 casos novos registrados). Para Chikungunya foram registradas 279 notificações, com 243 casos descartados e 4 positivos, sendo 3 autóctones e 1 importado e 36 aguardando resultado de exame. Para Zika foram registradas 135 notificações, com 135 casos descartados. Para Febre Amarela foram registradas 3 notificações, com 3 casos descartados. Neste momento a cidade contabiliza 04 óbitos por Dengue. Outros 3 casos continuam em investigação.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x