21 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Matheus Wada Santos

Jornal Primeira Página > Notícias > Matheus Wada Santos > Sensação de isolamento social nas cidades e a saúde mental

Sensação de isolamento social nas cidades e a saúde mental

Todo conteúdo de informações e imagens são de responsabilidade do colunista

03/11/2024 06h14 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
Sensação de isolamento social nas cidades e a saúde mental

São Carlos-SP, devido a sua densidade populacional, é considerada uma cidade média e está em transição para se tornar uma cidade grande. O que significa que, apesar de um sentimento de lugar pacato que alguns bairros podem passar, há efeitos visíveis dessa urbanização e crescimento.

Um desses efeitos é o sentimento de isolamento social. Esse é o ato de se afastar do convívio com os outros, de forma voluntária ou involuntária.

E tem consequências iminentes na saúde mental: mudanças do hábito alimentar e de peso, estresse, diminuição de socialização, de atividades físicas, depressão, ansiedade, fobias, paranoias, transtornos psicóticos e ideações suicidas.

Em cidades de médio e grande porte o isolamento se dá devido ao fato de que as relações familiares e interpessoais (como de amizade e trabalho) são mais incomuns e de difícil manutenção. Ademais, quando se fala sobre a questão da solidão em cidades, se pensa geralmente só na população idosa.

Assim, jovens e adultos costumam ser excluídos dessas preocupações e intervenções. No entanto, o novo perfil da pessoa que se isola socialmente de seus pares é de um jovem adulto empregado. O que mostra a necessidade de novas formas de auxílio ao grupo.

Isso porque é um interesse de saúde pública esse reduzir da solidão. Pois, uma vez que essa desconexão social se instala, a pessoa está mais vulnerável a doenças físicas e psicológicas. E para seu tratamento, esse indivíduo dependerá muitas vezes do equipamento público de saúde.

Há técnicas e intervenções que a psicologia oferece para essa questão. Um psicólogo pode, por exemplo: coordenar grupos terapêuticos com temas de interesse mútuo entre os jovens e adultos; ou criar intervenções com grupos de voluntários para a população idosa.

Já a terapia (independentemente da idade) fornece um espaço para que o indivíduo possa trazer suas questões psicológicas e de saúde, não se sentir só e também se munir das ferramentas socioemocionais para sair do seu isolamento.

 

Psicólogo Matheus Wada Santos (CRP 06/168009)

Psicanalista especializado em gênero e sexualidade

Redes: @psi_matheuswada

Telefone: (16)99629-6663

Email: [email protected]

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x