19 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Azuaite critica Orçamento

Azuaite critica Orçamento

Vereador prega investimentos em favor dos desprotegidos

19/11/2024 15h17 - Atualizado há 4 horas Publicado por: Redação
Azuaite critica Orçamento

O vereador Azuaite Martins de França afirmou que “gostaria de ver no orçamento de São Carlos os temas de ordem social e de defesa dos desprotegidos, uma condução correta de política municipal à altura de São Carlos”. Em seu ponto de vista, a administração pública deveria “fazer o que é fundamental para a população, como atuar na questão do combate à fome”.

Ao se pronunciar na discussão da proposta orçamentária para o próximo ano, durante sessão extraordinária nesta segunda-feira (18), o vereador fez observações alinhadas com a pauta que prevaleceu na reunião do G20, o grupo dos países mais ricos do planeta, que constituiu a Aliança contra a Fome e a Pobreza, uma vitória do Brasil que incluiu os temas na agenda mundial. 82 países e 148 organizações internacionais, instituições financeiras e ONGs que apoiam a iniciativa.

Azuaite declarou ser importante diferenciar o bom gestor do mau gestor. “O bom gestor sabe administrar bem com insuficiência de recursos, tirar leite de pedra daquilo que tem à disposição para gastar, e o mau gestor é aquele que com abundância de recursos administra não para o conjunto da população, mas em favor de poucas pessoas”, declarou.

O parlamentar defendeu a necessidade de maior investimento de recursos públicos em educação, saúde, meio ambiente e saneamento básico. “É preciso formar pessoas para educar a sociedade, então investir na Educação é fundamental”, assinalou. “O mais importante é colocar gente competente para trabalhar e pagar suficientemente essas pessoas. Por que São Carlos fica devendo, por exemplo, para uma cidade como Ibaté em termos de saúde? É porque Ibaté paga um salário melhor, dá melhores condições que a cidade de São Carlos,  é isso que a gente precisa debater”.

“O mundo não é feito com paredes e com telhados, o mundo é feito com gente e quando se discute o orçamento público, as pessoas devem ser o centro desse orçamento”, acrescentou.

A seu ver o município precisa ter políticas próprias na área de saneamento básico: “No final do século 19 a cidade teve prefeitos preocupados com problemas de saneamento básico que ainda hoje não resolvemos, é importante que se faça um mea culpa e não se distribua promessas por aí, mas responsabilidade com ações”.

Para Azuaite, em questões amplas o município é o microcosmo dos problemas que afetam o Brasil e o mundo. A propósito, informou que pretende incluir no calendário municipal o encontro nacional da alimentação escolar, realizado na cidade, e reunir-se com o Ministério Público para tratar da implementação de um projeto de lei de sua autoria, aprovado em 2022, que criou  o Programa Municipal de Hortas Urbanas Comunitárias em áreas públicas ou privadas ociosas na cidade.

O objetivo é possibilitar o combate à fome e à insegurança alimentar de cidadãos que estão desempregados, subempregados ou em situação de vulnerabilidade social, tornando-se uma fonte de geração de trabalho e renda.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x