Exposição é aberta ao público no Centro Afro
Exposição foi idealizada pelo pai do curador Vanderlon Garcia da Costa, senhor Vanderlen Amaral da Costa
Em comemoração ao mês da Consciência Negra, o Centro Afro “Odette dos Santos” inaugurou na segunda-feira (18), a Exposição “Fronteiras do Bau”. A abertura foi às 19h30, recebeu um grande público, com várias personalidades importantes da comunidade negra de São Carlos e região.
A Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos e Região (CAASCAR), o diretor do SINDSPAM, Adail Alves, o professor Fábio Felipe (Jamaica), a professora Thais Madeira, a Dra. Keila Cândido, Jandira Ferreira Augusto, Luiz Carlos Germano, Poliana Costa e João Oliveira foram as personalidades homenageados da noite.
O Projeto AMA da cidade de Itirapina e a cantora Yasflow de Mogi das Cruzes, interpretando o Canto das Três Raças, foram as atrações musicais na abertura do evento.
A Exposição foi idealizada pelo pai do curador Vanderlon Garcia da Costa, o senhor Vanderlen Amaral da Costa, que ao longo de sua vida colecionou mais de 2.000 peças retratando a história do negro do Rio Grande do Sul, do Brasil e de outros países do mundo. Antes da sua morte ele levou sua exposição para diversas cidades do Brasil e tornou-se escritor em meados dos anos 50, ganhando vários prêmios.
A exposição “Fronteiras do Baú” é para aproximar a comunidade negra e capacitar educadores através da observação óptica, contar a verdadeira história aos alunos da rede municipal, estadual e particular e mostrar à sociedade a importância do negro na história e na diversidade cultural.
O curador Vanderlon da Costa ressalta que a exposição traz uma visão diferente, trazendo a história do negro que não foi contada, com fotos, gravuras, pinturas, recortes de revistas, cartões, moedas, cédulas, selos, documentos históricos do século XIX e objetos raros.
O acervo fica exposto até o dia 28 de novembro no Centro Afro “Odette dos Santos” que fica na Rua Conde do Pinhal, 2.190 e funciona de segunda a sexta feira das 13h às 20h30 e no dia 20/11 vai estar aberta das 8h às 13h.
As escolas que tiverem interesse em visitar a exposição, o agendamento pode ser feito pelo telefone (16) 3371-8936.