Nossa Senhora de Guadalupe
Padroeira do povo mexicano veio para acabar com a idolatria e mudar a vida daquela gente sofrida
Comemoramos dia 12 passado o dia de Nossa Senhora de Guadalupe.
A primeira aparição da Virgem de Guadalupe aconteceu no ano de 1531, ao índio asteca Juan Diego no México.
Na língua asteca, o nome Guadalupe significa, Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra.
O índio caminhava do lugarejo onde vivia para a Cidade do México, a fim de participar da catequese e Santa missa. Chegando próximo da colina Tepeyac, perto da capital a Virgem apareceu.
Os Astecas naquela época adoravam a deusa Quetzalcoltl, uma monstruosa deusa, a quem eram oferecidas vidas humanas em holocausto.
Nossa Senhora de Guadalupe veio para acabar com essa idolatria e mudar a vida daquele povo sofrido.
Depois da aparição da Virgem, Juan Diego foi ver o Bispo, e lhe contou que Nossa Senhora pediu para ele construir um santuário naquele lugar. O Bispo não acreditou em suas palavras, então no dia 12 de dezembro de 1531, Nossa Senhora fez nascer, naquele terreno e em pleno inverno, rosas perfumadas. Juan Diego as colheu e as colocou no seu manto. Quando o abriu diante do Bispo, para mostrar as flores, apareceu, no tecido, a imagem de Maria, representada como uma jovem indígena, por isso os fiéis a chamaram “Virgem Morena”.
O tecido do Seu manto feito de cacto, não dura mais do que 20 anos e esse já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e, até hoje, os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.
Em 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre a pintura, e nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem.
Com a invenção e ampliação da fotografia, descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma, a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que essas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pinturas, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.
Coroada, em 1875, durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945. A Basílica, construída em 1976, reúne todos os anos milhões de peregrinos. No Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, os devotos demonstram o amor e a fé por Ela. O manto (tilmátli) de Juan Diego está preservado no santuário. No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima em toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
Deus abençoe você!
Missão Consagra-te
Instagram: @missao_consagra_te_sao_carlos
Gisele Botega
Historiadora e Bacharel em Direito com
Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo