Conmebol divulga grupos
Brasil reencontra Colômbia
AE/ABr
Um sorteio realizado pela Conmebol nesta última semana definiu os grupos da primeira fase da Copa América Feminina de 2025. A competição vai ser disputada no Equador, entre 12 de julho e 2 de agosto, e vai contar com 10 seleções, divididas em dois grupos. O Brasil é o atual campeão da competição, e já conquistou oito títulos em nove disputados.
A seleção brasileira ficou no Grupo B, ao lado de Bolívia, Venezuela, Paraguai e Colômbia. Esta última adversária marca uma reedição da final da Copa América de 2022, quando o Brasil venceu por 1 a 0. Já o Grupo A está formado por Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Equador.
As seleções de cada grupo jogam entre si e as duas melhores colocadas de cada parte avançam para a semifinal. A partir de então a competição se transforma em mata-mata.
As vencedoras das semifinais disputam a decisão, e quem ganhar leva o título do torneio. As seleções que terminarem em terceiro nos seus respectivos grupos disputam o quinto lugar.
Com a criação inédita das Eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina, a Copa América deixa de ser um torneio classificatório para o mundial. Ainda assim, a competição serve para levar as equipes aos Jogos Pan-Americanos e para as Olimpíadas.
BRASIL
Vice-campeã olímpica, a seleção brasileira comandada pelo técnico Arthur Elias, busca o nono titulo na competição. Atual campeã da Copa América Feminina de futebol, a seleção brasileira vai reencontrar a Colômbia, rival derrotada na final na edição passada (2022).
Diferentemente das edições anteriores, a Copa América não garantirá vaga para o Mundial Feminino. No último dia 13, a Conmebol anunciou a realização de Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2027, com sede no Brasil. Mas segue em alta a importância da Copa América, já que assegura duas vagas na Olimpíada de Los-Angeles 2028 pra as seleções finalistas. Além disso, o torneio também distribuirá vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2027 às equipes que terminarem em terceiro, quarto e quinto lugares.
O Brasil, maior vencedor da Copa América, levantou a taça nas edições de 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022.