22 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Líderes insistem que nenhuma decisão sobre Ucrânia pode ser tomada sem participação do país

Líderes insistem que nenhuma decisão sobre Ucrânia pode ser tomada sem participação do país

Zelenski pontuou que Kiev precisa que União Europeia e Estados Unidos permaneçam unidos no próximo ano

22/12/2024 10h53 - Atualizado há 6 horas Publicado por: Redação
Líderes insistem que nenhuma decisão sobre Ucrânia pode ser tomada sem participação do país Foto – Arte – JornalPP

AE

Líderes da União Europeia (UE) insistiram que decisões sobre o futuro da Ucrânia não podem ser tomadas sem o consentimento do país e que questões de segurança da Europa devem contar com a participação de europeus, em cúpula realizada na última semana, em Bruxelas. O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, estava presente.

“Somente a Ucrânia como o país agredido pode definir legitimamente o que significa paz – e se e quando as condições forem atendidas para negociações confiáveis”, disse o presidente do Conselho Europeu e anfitrião da cúpula, António Costa. “Agora é o momento de fortalecer a Ucrânia para todos os cenários”.

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, disse que é importante “garantir ajuda de longo prazo à Ucrânia” e o primeiro-ministro de Luxemburgo, Luc Frieden, afirmou que o futuro ucraniano deve ser decidido na Europa.

Zelenski pontuou que Kiev precisa que a União Europeia e os Estados Unidos permaneçam unidos no próximo ano e que “somente juntos os Estados Unidos e a Europa podem parar Putin e salvar a Ucrânia”. Para ele, a única garantia de segurança efetiva continua sendo a filiação à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Fonte: Associated Press.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x